O pavilhão municipal de Paços de Ferreira recebe esta tarde cerca de mil casais que já cumpriram 60, 50, 25 ou 10 anos de união sob a bênção cristã.
Será a vigésima segunda edição do Dia Diocesano da Família, que regressa após as restrições causadas pela pandemia, e que se propõe reunir em comunidade casais dos 21 arciprestados que compõem a diocese portuense. Assim, haverá famílias de Amarante, Arouca, Baião, Espinho, Felgueiras, Gondomar, Lousada, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paços de Ferreira, Paredes, Santa Maria da Feira, Porto (nascente e poente), Santo Tirso, Trofa, Valongo e Vila Nova de Gaia (Norte e Sul).
O bispo do Porto enviou o convite para que fosse feira a renovação dos votos matrimoniais e esperam-se no pavilhão municipal; dois casais juntos há 70 anos; 60 casais unidos há 60 ou mais anos, para além de 420 pares que se casaram há 50 anos, outros 420 que celebraram o matrimónio há 25 anos e 160 que estão agregados há 10 anos.
As cerimónias decorrem esta tarde, a partir das 15.30 horas, no Pavilhão Municipal de Paços de Ferreira, onde haverá uma missa celebrada por D. Manuel Linda, bispo do Porto.
Os casais presentes receberão uma lembrança alusiva ao evento e, também, um diploma com uma bênção personalizada comemorativa.