A Mercadona vai investir mais de 140 milhões de euros ao longos dos próximos quatro anos na implementação da «Estratégia 6.25», um projeto de redução de uso de plástico e gestão de resíduos. Para a empresa, este é “um passo em frente no seu compromisso de continuar a cuidar do Planeta”.
“A estratégia consiste em seis ações específicas para alcançar um triplo objetivo até 2025: reduzir 25% do plástico nas suas embalagens, que todas as embalagens de plástico sejam recicláveis ??e reciclar todos os seus resíduos de plástico”, explica nota de imprensa da rede de supermercados.
O desenvolvimento da Estratégia 6.25 implica modificações em diferentes processos da empresa, desde o redesenho das embalagens do futuro, em coordenação com fornecedores, até à adaptação de lojas e logística, gestão de resíduos. No total, a Mercadona prevê investir mais de 140 milhões de euros nos próximos quatro anos para realizar todos os movimentos que fazem parte dessa estratégia.
A empresa já eliminou os sacos de plástico de uso único em todas as seções, que foram substituídas por sacos compostáveis ( que representam uma redução de 3.200 toneladas de plástico por ano) e também eliminou os descartáveis de plástico de uso único, que foram substituídos por outros mais sustentáveis.
“Nos próximos anos, as embalagens que a empresa irá utilizar serão recicláveis e continuará a reduzir o plástico nas embalagens dos produtos de marca própria, em colaboração com os seus fornecedores. Além disso, a empresa fornecerá informações aos “Chefes” [clientes] sobre reciclagem para promover e facilitar a separação de resíduos tanto nas lojas como em casa”, lê-se no comunicado.
Lojas no modelo de Loja 6.25 em 2021
No último ano a empresa cumpriu as duas primeiras ações do plano; e com o compromisso de converter todos os seus supermercados em Lojas 6.25 em menos de um ano, o que envolveu um investimento de 30 milhões de euros.
A “Loja 6.25” coloca à disposição dos clientes informação sobre reciclagem, novos sacos de secção, pictogramas indicativos nas embalagens para facilitar a correta separação e novos contentores para reciclagem nas secções, nas entradas e na secção de Pronto a Comer. Além disso, para este novo modelo, o sistema de gestão de resíduos foi aprimorado e ampliado com a recolha de cápsulas de café.
A Mercadona vai disponibilizando informação sobre a Estratégia 6.25 na secção “Cuidemos do Planeta” disponível na página web da empresa; onde, além disso, “O Chefe” encontrará conteúdos sobre reciclagem, sustentabilidade e compromisso ambiental da Mercadona; também visível na memória Ambiental da empresa.
Reforço na qualidade das maioneses e embalagens mas sustentáveis
“A Mercadona renovou a receita das seis maioneses da marca própria Hacendado, para melhorar o seu sabor, eliminando a acidez; melhorar a sua textura, tornando-a mais densa; e reduzir açúcares e eliminar conservantes, adicionando aromas naturais”, lê-se.
Além de renovar as receitas das maioneses, ideais para acompanhar, temperar e até para cozinhar pratos quentes ou frios, a Mercadona também melhorou as suas embalagens. Quatro das referências mudaram de uma embalagem de plástico para uma embalagem de vidro; e, por outro lado, o invólucro de plástico que cobria as outras duas embalagens foi eliminado, reduzindo significativamente a quantidade de plástico utilizada. O plástico da etiqueta também foi eliminado, passando a ser de papel e o da caixa expositora, é agora de cartão. Com esta redução de plástico, a Mercadona poupa 900 toneladas de plástico por ano.