A Mercadona continua a sua aposta em Portugal e abrirá uma nova loja em Penafiel no próximo dia 22 de abril.
Cinco anos após a abertura da primeira loja na freguesia de Guilhufe, a empresa faz um balanço positivo sobre a sua atividade no concelho e reforça a sua presença em Penafiel com uma nova loja situada na zona comercial do Sameiro, freguesia de Milhundos, sendo que esta nova localização estratégica na zona norte do município permitirá à Mercadona servir uma nova área do concelho, proporcionando melhores acessos e maior conveniência para os Chefes (clientes) da região.

Criação de Emprego estável e de qualidade
Com esta nova loja, a empresa cria 65 novos postos de trabalho, reforçando o seu compromisso com a criação de emprego estável e de qualidade. No total, a Mercadona contará com 150 colaboradores no concelho de Penafiel, todos com contratos sem termo desde o primeiro dia e condições salariais atrativas.
Recentemente a empresa anunciou um aumento de 8,5 % a todos os colaboradores, aplicado desde janeiro de 2025, fixando o seu salário de entrada em 14.963,90 € brutos anuais, com progressão salarial até 20.465,10 € alcançados num máximo de 4 anos. Acrescem a estes valores o subsídio de alimentação diário e o subsídio de domingos, feriados e horas de trabalho noturno. Com o cumprimento de objetivos individuais e da empresa, soma-se ainda o Prémio Anual, que a partir do primeiro ano de antiguidade é equivalente a um salário extra e, a partir dos 4 anos de antiguidade, é de dois salários extra. Esta nova tabela salarial oferece assim um salário de entrada 23 % acima do salário mínimo nacional. Já os colaboradores com mais de 4 anos de antiguidade, auferem atualmente um salário superior em 68 % ao SMN.
A criação de emprego e a política de recursos humanos é um fator de diferenciação da Mercadona já que aposta na construção de carreiras, na progressão salarial, na equidade e na promoção interna, uma das principais formas de valorizar e criar oportunidades de desenvolvimento. A empresa tem ainda uma política de formação que é essencial para a preparação do futuro de todos os colaboradores, e que permite o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Principais dados da Mercadona em Portugal
Presente em 12 distritos em Portugal, conta já com 7.000 colaboradores, sendo que 1.700 se incorporaram na empresa em 2024.
A aposta da empresa no país é cada vez mais evidente tendo já a Mercadona investido mais de 1.000 milhões de euros em Portugal e, para continuar a abastecer a sua rede de 60 supermercados, trabalhou de perto com os seus fornecedores nacionais, aos quais comprou 1.400 milhões de euros.
Em 2024, a Mercadona realizou um investimento total de 219 milhões de euros em Portugal, atingiu um volume de vendas de 1.778 milhões de euros, mais 27% do que no ano anterior, e contribuiu com 237 milhões de euros em impostos através da empresa portuguesa Irmãdona Supermercados, com sede em Vila Nova de Gaia (Porto).
Para 2025, a empresa tem previsto realizar em Portugal um investimento de mais 157 milhões de euros e a abertura de 10 novas lojas, chegando, no decorrer do ano, pela primeira vez à cidade de Lisboa, onde abrirá dois supermercados.
