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Mercadona doa mais de 645 toneladas de alimentos na primeira metade de 2024

Doacao Mercadona

A Mercadona, empresa de supermercados, doou mais de 645 toneladas de produtos de primeira necessidade no primeiro semestre de 2024, em Portugal, um valor equivalente a mais de 10.760 carrinhos de compras.

Presente em 11 distritos, a Mercadona, ao longo do ano, apoia outras iniciativas de âmbito nacional, entre as quais se destacam as campanhas da Cruz Vermelha Portuguesa, do Banco Solidário Animal, organizada pela Animalife, e do Banco Alimentar Contra a Fome. A colaboração da Mercadona nestas campanhas, é desenvolvida através da doação monetária dos “Chefes” na caixa de pagamento, em múltiplos de 1€, “permitindo esta modalidade, que as entidades possam adaptar as doações realizadas às suas reais necessidades, quer a nível de variedade, quer a nível de quantidade”, destaca Gabriela Oliveira, Diretora de Responsabilidade Social da Mercadona.

A Mercadona, dentro do seu compromisso de partilhar com a sociedade parte do que dela recebe, integra o seu Plano de Responsabilidade Social no dia a dia da sua atividade, através da colaboração direta com numerosas entidades sociais de diferentes tipos dedicadas à assistência a grupos vulneráveis e a pessoas com necessidades específicas, com o objetivo de contribuir para melhorar a sua situação e as possibilidades que lhes são oferecidas.

Neste sentido, tanto em Portugal como em Espanha, a empresa continuou a ampliar a rede de entidades sociais com as quais colabora, chegando no final de junho a uma rede de 785 entidades, entre os dois países, às quais doou mais de 12.600 toneladas, contribuindo para melhorar consideravelmente a estrutura da ajuda que oferece aos grupos mais vulneráveis.

Mais informações neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Jcz3zrLCAEU

Uma política de ação social sustentável integrada na estratégia de Responsabilidade Social da Mercadona

A Mercadona mantém um compromisso constante nos locais onde está presente e promove, ano após ano, iniciativas ambientais, sociais e de governança responsáveis ??que impactem positivamente a sua atividade. Neste sentido, a empresa integra desde o ano de 2011 o Pacto Mundial das Nações Unidas, iniciativa mediante a qual a Organização das Nações Unidas promove os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O Plano de Ação Social também se insere nesta linha, para além de outras iniciativas como o Projeto Trencadís, através do qual colabora na contratação de pessoas com incapacidade intelectual e que são responsáveis pela elaboração dos murais decorativos localizados na secção da peixaria das lojas.

Outra linha estratégica do Plano de Responsabilidade Social da Mercadona é a sustentabilidade ambiental. Para isso, a empresa dispõe de um Sistema de Gestão Ambiental próprio centrado em 3 eixos principais: produção sustentável, economia circular e descarbonização. Estes 3 eixos incluem linhas de ação específicas, como a otimização logística, a eficiência energética, o bem-estar animal e a prevenção, gestão e valorização de resíduos. Assim, destaca-se que a Mercadona, em conjunto com os seus fornecedores, trabalha no Projeto de Distribuição Urbana Sustentável e na melhoria da qualidade do ar nas cidades através de camiões e carrinhas movidos por tecnologias mais limpas e eficientes.

A pensar na mobilidade sustentável do “Chefe” (cliente), a empresa já dispõe de cerca de 100 lugares de estacionamento com pontos de carregamento para veículos elétricos situados nos parques de estacionamento das lojas em Portugal. A Mercadona começou a instalar estes lugares de carregamento em 2017, com a implementação do Modelo de Loja Eficiente e prevê continuar a aumentar estes números nos próximos anos. Da mesma forma, continuará a instalar painéis solares nas suas lojas como exemplo do seu compromisso com o investimento em energias renováveis.

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