- A empresa doou, em 2023, 1.200 toneladas de produtos de primeira necessidade a cantinas sociais, Bancos Alimentares e outras instituições de solidariedade social em Portugal, o equivalente a cerca de 21.400 carrinhos de compras.
- No total, entre Portugal e Espanha, a empresa doou 23.100 toneladas de bens de primeira necessidade.
A Mercadona, empresa de supermercados, doou 1.200 toneladas de bens de primeira necessidade em 2023 a mais de 70 entidades de cariz social, entre as quais Bancos Alimentares, IPSS e ONG com as quais colabora em Portugal a partir de cada uma das suas 49 lojas e do seu Bloco Logístico na Póvoa de Varzim.
Presente em 10 distritos, o envolvimento da Mercadona não se limita à doação de bens de primeira necessidade. Ao longo do ano, a empresa participa ainda, com os seus recursos humanos e logísticos, noutras iniciativas de âmbito nacional, entre as quais se destacam as campanhas do Banco Alimentar Contra a Fome, da Cruz Vermelha Portuguesa e do Banco Solidário Animal, organizada pela Animalife. A colaboração da Mercadona nestas campanhas, desenvolvidas através da doação monetária dos “Chefes” na caixa de pagamento, em múltiplos de 1€, permite que as entidades possam adaptar as doações realizadas às suas reais necessidades, quer a nível de variedade, quer a nível de quantidade.
Gabriela Oliveira, Diretora de Responsabilidade Social da Mercadona refere que “é muito importante para nós, enquanto empresa, poder colaborar diariamente com cantinas socias de proximidade continuando, ano após ano, a estabelecer acordos com instituições de solidariedade social nas localidades onde estamos presentes e doando, desde o primeiro dia, bens essenciais a partir de cada uma delas”.
Com mais de 1.670 lojas entre Portugal e Espanha, a Mercadona doou um total de 23.100 toneladas de bens, o equivalente a 380.000 carrinhos de compras, que se destinaram a mais de 762 entidades sociais, das quais 215 foram integradas durante a primeira metade deste ano na rede global de instituições com as quais a empresa colabora.
Distrito do Porto
Das 1.200 toneladas de bens de primeira necessidade doadas ao longo de todo ano em Portugal, 505 toneladas foram entregues a instituições locais no distrito do Porto. Entre elas estão as cantinas sociais com as quais a Mercadona colabora diariamente a partir de cada uma das suas 21 lojas, bem como outras entidades como o Banco Alimentar e a Cruz Vermelha Portuguesa.w.youtube.com/embed/utWYTOxnz3E?feature=oembed
Uma política de ação social sustentável integrada na estratégia de Responsabilidade Social da Mercadona
A Mercadona mantém um compromisso constante nos locais onde está presente e promove, ano após ano, iniciativas ambientais, sociais e de governança responsáveis ??que impactem positivamente a sua atividade. Neste sentido, a empresa integra desde o ano de 2011 o Pacto Mundial das Nações Unidas, iniciativa mediante a qual a Organização das Nações Unidas promove os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Da mesma forma, a Mercadona mantém ativo um Plano de Ação Social próprio com o qual, ano após ano, fortalece os seus laços com a sociedade através de valores que considera indispensáveis, como o diálogo, a transparência e a escuta ativa. Através deles, constrói relações estáveis, aposta na proximidade e estreita laços para detetar as suas necessidades específicas e fornecer soluções concretas resultantes do consenso e da compreensão mútua. No âmbito desta política, a Mercadona colabora com 762 entidades, em Portugal e Espanha, às quais em 2023 doou 23.100 toneladas de alimentos.
Da mesma forma, a Mercadona continua a desenvolver o seu Projeto Trencadís, através do qual colabora na contratação de pessoas com incapacidade intelectual e que são responsáveis pela elaboração dos murais decorativos localizados na secção da peixaria das lojas.
Outra linha estratégica do Plano de Responsabilidade Social da Mercadona é a sustentabilidade ambiental. Para isso, a Mercadona dispõe de um Sistema de Gestão Ambiental próprio centrado em 3 eixos principais: produção sustentável, economia circular e descarbonização. Estes 3 eixos incluem linhas de ação específicas, como a otimização logística, a eficiência energética, o bem-estar animal e a prevenção, gestão e valorização de resíduos. Assim, destaca-se que a Mercadona, em conjunto com os seus fornecedores, trabalha no Projeto de Distribuição Urbana Sustentável e na melhoria da qualidade do ar nas cidades através de camiões e carrinhas movidos por tecnologias mais limpas e eficientes.
A pensar na mobilidade sustentável do “Chefe”, a empresa já dispõe de um total de 1.350 lugares de estacionamento com Pontos de Carregamento para Veículos Elétricos localizados nos estacionamentos de mais de 500 lojas. A Mercadona começou a instalar estes pontos de carregamento em 2017, com a implementação do Modelo de Loja Eficiente, e prevê continuar a aumentar este número nos próximos anos. Da mesma forma, continuará a instalar painéis solares nas suas lojas como exemplo do seu compromisso com o investimento em energias renováveis.