O município de Penafiel recebeu, pelo sétimo ano consecutivo, o estatuto de “Município Amigo das Famílias”. Esta distinção, atribuída pelo Observatório das Autarquias Mais Familiarmente Responsáveis (OAFR), premeia as autarquias comprometidas com políticas amigas das famílias com filhos, com a sua qualidade de vida e inclusão social e foi atribuída à Câmara Municipal de Penafiel, que recebeu ainda a distinção “palma de ouro”, que simboliza o facto de Penafiel receber há mais de três anos este estatuto.
O diploma de Autarquia pertencente à “Rede Europeia de Municípios Amigos das Famílias”, do qual Penafiel faz parte desde maio de 2019, foi entregue numa cerimónia que decorreu no Auditório da Fundação FEFAL em Coimbra.
Segundo Daniela Oliveira, Vereadora da Família e Inclusão Social da Câmara Municipal de Penafiel, esta distinção foi atribuída ao município pois ao longo dos anos a autarquia continua “a criar condições especiais no acolhimento e na forma como apoiamos as famílias, com especial atenção para os mais jovens, para as famílias numerosas, mas também para a população mais sénior”. “Este reconhecimento do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis deixa-nos muitos felizes e satisfeitos pelo trabalho que realizamos em prol de um Concelho mais justo e solidário”, declarou a vereadora.
O estatuto de “Município Amigo das Famílias” premeia as autarquias que desenvolvem políticas amigas das famílias. Em Penafiel, são cerca de quatro mil as famílias que são apoiadas de forma direta ou indireta pelas diversas medidas em vigor.
Estas políticas são avaliadas pelo Observatório – o único que avalia políticas locais direcionadas especificamente para a família, que, para a atribuição deste estatuto analisa as iniciativas dos municípios em 12 áreas, entre as quais o apoio prestado à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e tempo livre e participação social.
Mais creches, sessões de Reiki gratuitas para doentes oncológicos e atividades para seniores são algumas das atividades levadas a cabo pelo município
A título de exemplo, o Município de Penafiel implementou recentemente mais medidas de apoio às famílias no âmbito da pandemia e assegurou financiamento para a construção de quatro novas Creches no concelho.
Através do protocolo celebrado com o Núcleo de Reiki de Penafiel, assegurou sessões de Reiki gratuitas a doentes oncológicos e suas famílias e promoveu o projeto “menos pausa + movimento”, programa de promoção do exercício e da saúde vocacionado para mulheres pós-menopáusicas, envolvendo igualmente uma componente científica, em parceria com a UTAD, ACES e CHTS, assim como o programa “Seniores ++ Atitude é Saúde”, colocando utentes das IPSS’s em movimento.
A Autarquia procedeu ainda à instalação de uma equipa para implementar a Cidade Amiga das Crianças, programa criado pelo UNICEF e reforçou o protocolo com a Associação Farmácias Portuguesas que permitiu a administração gratuita da vacina contra a Gripe a mais de 1000 munícipes com 65/+ anos.
O Observatório das Autarquias Mais Familiarmente Responsáveis (OAFR) é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN), em parceira com Instituto da Segurança Social, acompanha, reconhece e divulga a tomada de medidas facilitadoras da vida às famílias que vivem nas autarquias portuguesas, é o único Observatório que avalia políticas locais, com total abrangência de áreas avaliadas e cobertura de todo o território nacional.