Apesar de ser um setor que pode afetar significativamente a economia de uma nação, os efeitos do turismo nas cidades estão sendo objeto de estudo e preocupação, com várias cidades em toda a Europa tomando medidas para controlar ou até mesmo inverter o fluxo de visitantes. O portal de reservas de casas de férias Holidu apresenta, neste artigo, quais as cidades que têm o maior número de visitantes por pessoa. Usando dados do fornecedor de estudos de mercado Euromonitor International, examinamos o número de chegadas em cada cidade em 2023 em relação à população. O Porto ocupa a nona posição, tendo mais de dez visitantes por pessoa. Já Lisboa está um lugar acima. Vamos descobrir o que atrai tantos turistas e quais as cidades que ocupam o pódio?
Portugal cada vez mais popular
Os visitantes da Ribeira do Porto, uma das atrações mais populares, dizem ter muitas razões para visitar, principalmente pela arquitetura e culinária. Os visitantes carregam suas câmeras fotográficas de um lado para o outro desde muito cedo. O fundo das imagens é o rio Douro e a arquitetura histórica. Além disso, enquanto a arquitetura portuense é impressionante, a culinária é saborosa. Alguns vêm para passear, outros escolhem o Porto para trabalhar, e todos elogiam a arte de bem receber e a amabilidade dos nortenhos. No que toca à capital Portuguesa, Lisboa é procurada pela música, design, arquitetura e vivência europeia. Esta é uma cidade que está cada vez mais nas bocas do mundo devido à sua beleza única mas também ao modo de vida que dá inveja a qualquer um. Em Lisboa, pode encontrar tudo o que precisa – uma linha de costa de sonho, imagem de rio maravilhosa e um centro cultural e urbano que tem sempre algo para oferecer.
As cidades europeias que ocupam o pódio – Dubrovnik, Croácia
Com números impressionantes de 27 turistas por pessoa, Dubrovnik é considerada a cidade mais sobrelotada da Europa. De um retiro costeiro tranquilo a um tsunami humano, os turistas dominaram esta joia do mar Adriático. A cidade, que outrora era conhecida pelo seu esplendor arquitectónico e fascínio histórico, agora é conhecida pelo excesso de visitantes. O efeito de Game of Thrones agravou ainda mais a situação, transformando as ruas de pedra em rodovias congestionadas e as muralhas icónicas em cenários para selfies. Mas não se assuste: se reservar a sua viagem para setembro ou outubro, pode evitar a multidão e desfrutar da beleza de Dubrovnik. Assim, certamente conseguirá aproveitar ao máximo este destino incrível.
Cada vez mais popular – Rhodes, Grécia
O segundo destino no ranking é Rhodes. Como tem 26 turistas por cada habitante, a sua popularidade tem vindo a crescer rapidamente. A ilha antes era conhecida por ser uma pequena ilha tranquila na costa mediterrânica, mas agora é o foco de muitos turistas. A sua costa imaculada foi invadida por visitantes, enquanto as suas encantadoras ruas empedradas se transformaram em corredores turísticos. Se a sua única oportunidade de viajar de férias for o verão, ainda pode encontrar lugares lindos e pacíficos, como a Baía de Vlycha, Gennadi e Apollona.
O sonho de destino – Veneza, Itália
Veneza recebe quase 21 turistas por pessoa, o que a torna infelizmente bronze na competição europeia de sobrelotação. No passado, esta cidade flutuante icónica era um refúgio tranquilo e romântico, mas agora está a ceder ao peso da sua fama. Os canais tranquilos agora são vias navegáveis congestionadas, e as estruturas históricas têm as marcas de milhões de passos. Aliás, o governo viu-se obrigado a tomar medidas para o controlo de visitantes, aplicando um taxa turística com um valor fixo a partir de abril deste ano. No entanto, a magia de Veneza ainda pode ser encontrada em lugares como o Castello, o Musica A Palazzo e a praça Secret Campi.
Grécia novamente no foco – Heraklion
Heraklion não está entre as três melhores cidades europeias de trânsito mas não deixa de ser das mais populares. Esta histórica cidade portuária, que recebe 18 turistas por pessoa, está lutando contra o excesso de visitantes. As ruínas antigas da ilha e as belas praias agora atraem uma multidão de turistas. No entanto, não se preocupe: há muitas maravilhas escondidas longe do centro da cidade. Algumas delas são a Praia de Fodele, a Praia de Panagia (que só pode ser alcançada por barco) e a Praia de Pantanassas. Heraklion ainda é uma cidade muito visitada, mas ainda é uma ótima combinação de história, com lindas praias e excelente culinária.
A meio da tabela – Florença, Itália
Em quinto lugar, Florença é o epicentro da crise de sobrelotação na Europa. Esta cidade icónica, que uma vez foi um centro de arte e cultura, enfrenta agora a maré humana. A Ponte Vecchio, que antes era uma passagem tranquila, agora é um caos de selfies. O Duomo, uma maravilha arquitetónica impressionante, é frequentemente sufocado por uma multidão de visitantes. A busca incessante pelo momento perfeito no Instagram pode acabar com a beleza intemporal de Florença.