Site icon Imediato – Jornal Regional

Lançadas na região recolhas de bens para vítimas da guerra na Ucrânia. Saiba como ajudar

Ucrânia

Fotografia: UNICEF

Nas últimas horas, têm sido várias as campanhas de recolha de bens lançadas para apoiar as vítimas da guerra na Ucrânia. Também na região surgem vários movimentos neste sentido, provenientes de associações, entidades públicas e movimentos partidários.

Caso tenha conhecimento de mais iniciativas de recolha de bens para apoio à população ucraniana, entre em contacto com o IMEDIATO através das nossas redes sociais ou imediato@imediato.pt.

Bombeiros Voluntários de Freamunde

Além de doarem uma ambulância à Ucrânia, os Bombeiros Voluntários de Freamunde, no concelho de Paços de Ferreira, querem encher a viatura com material “extremamente necessário” para o país no momento atual. A corporação solicita donativos por parte da população, discriminando os bens pretendidos:

Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios

Os Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios, do concelho de Penafiel, vão doar uma ambulância aos Bombeiros ucranianos. “Não conseguimos ficar indiferentes à situação que se vive na Ucrânia, e após termos conhecimento da necessidade de ambulâncias para os Bombeiros ucranianos, decidimos doar uma ambulância para a Ucrânia. Hoje nós por eles, amanhã eles por nós”, escreveram na sua página da rede social facebook.

Juventudes partidárias de Penafiel unidas para ajudar a Ucrânia

As Juventudes Partidárias do Concelho de Penafiel (Juventude Socialista de Penafiel, JSD Penafiel e Juventude Popular Penafiel) uniram-se para uma ação de recolha de bens essenciais que serão enviados para a Ucrânia através da empresa WinDoor.
A esmagadora maioria das Juntas de Freguesia (com a exceção da JF de Bustelo e Irivo) e algumas Associações do concelho associaram-se à nossa causa e funcionarão como ponto de recolha para que esteja ao alcance de todos participar nesta missão.

Junta de Freguesia de Raimonda

A Junta de Freguesia de Raimonda contactou o Consulado da Ucrânia no Porto e lançou uma recolha de bens alimentares e materiais. Poderá fazer a doação dos seus bens e entregar na sede da Junta de Freguesia na terça feira, das 10h às 12h30, na quarta feira das 21h às 22h e na quinta feira das 20h às 22h.

Conheça a lista de bens pretendidos:

Na sexta feira de manhã, todo o material recolhido será entregue pela Junta de Freguesia de Raimonda no Seminário Cristo Rei, em Gaia, para depois ser reencaminhado para a Ucrânia.

Chega de Paços de Ferreira

A concelhia do Chega de Paços de Ferreira está a organizar uma recolha de donativos para apoiar as vítimas da guerra na Ucrânia. Até quinta-feira, entre as 18h e as 23h, é possível apoiar a causa.

Entre os bens necessários destacam-se produtos de armazenamento a longo prazo (conservas de peixe, carne, macarrão, arroz, farinha, sal, açúcar, frutos secos, óleo vegetal), agasalhos de uso universal (obertores, roupas, sapatos – roupas de trabalho resistentes) e medicamentos para tratamento de feridas (algodão, bandagens, antissépticos), assim como:

Associação Geração 13 – Vilela

“A Geração 13 informa que, dado todo o estado de calamidade e guerra que se vive na Europa, especialmente na Ucrânia, irá realizar a entrega de todos os bens inicialmente angariados para os sem abrigo, aos cidadãos ucranianos que neste momento atravessam uma situação extremamente delicada”, indica a entidade.

Assim, é solicitado à população a entrega de bens, tanto na sede da Junta de Freguesia de Vilela, que se encontra encerrada até quarta-feira, ou através de contacto com a associação.

Cartaz: Associação Geração 13

Centro de Saúde de Rebordosa

Também no Centro de Saúde de Rebordosa – USF São Miguel Arcanjo – é possível, até sexta-feira, deixar donativos para posterior envio para a Ucrânia.

“A todos os que queiram e possam ajudar, podem deixar tudo o que puderem/quiserem na nossa Unidade ao longo dos próximos dias (dias úteis, das 8h às 20h)”, lê-se na página da unidade, que publicou também uma lista com os bens mais solicitados.

Exit mobile version