Uma grande exibição coletiva do Juventude Pacense permitiu-lhe somar esta tarde uma grande vitória (5-3) no pavilhão do 2º classificado do Campeonato Nacional da II Divisão / Zona Norte de Hóquei em Patins e aumentar para 7 pontos a vantagem sobre a vencida AD Sanjoanense que é o concorrente direto.
Era uma partida em que se depositava grande expetativa – por colocar frente-a-frente o 1º e o 2º classificado da prova – e esta acabou por corresponder, com uma toada equilibrada durante a primeira parte e uma demonstração da classe da equipa pacense no 2º tempo.
A primeira parte foi muito tática, com as equipas a arriscar muito pouco face à importância do resultado da partida. A AD Sanjoanense teve mais posse de bola, mas o setor defensivo do JP manteve-se sempre coeso e poucas oportunidades concedeu ao seu adversário.
A meio do primeiro período e na sequência de um livre frontal a bola foi tocada para Gonçalo Neto, que rematou para o seu primeiro golo de uma tarde muito inspirada. Na frente do marcador a equipa pacense teve mais espaço para o contra-ataque, nomeadamente a 7:40 do intervalo quando um seu atleta isolado não conseguiu converter, aproveitando a AD Sanjoanense que, logo de seguida, beneficiou de um penalti que Duarte Almeida não desperdiçou. O 1-1 registado ao intervalo espelhava o equilíbrio no rinque.
A segunda parte seria quase toda do JP, mas até nem começou bem pois Micolli viu um cartão azul e, no livre direto consequente, Hugo Santos colocou pela primeira e única vez a equipa da casa em vantagem (2-1). Valeu a rápida reação pacense que empatou minuto e meio depois por Gonçalo Neto. O golo galvanizou os visitantes e tirou ímpeto à equipa sanjoanense pelo que foi com naturalidade que o JP passou novamente para a frente do marcador (2-3) em grande jogada de contra-ataque finalizada por Filipe Flórido a passe de Gonçalo Neto.
A jogar melhor e galvanizada pela liderança no marcador, a equipa pacense aproveitou algum desnorte da ADS para marcar mais dois golos de livre direto, superiormente concretizados por Gonçalo Neto. Foi uma tarde de grande nível para o jogador pacense que fez quatro dos cinco golos da sua equipa.
Com o resultado em 5-2 e a faltarem ainda cinco minutos de jogo a Sanjoanense arriscou tudo e coube então a vez de Pedro Freitas mostrar serviço, pese embora em contra-ataque o JP tenha tido as melhores oportunidades para aumentar o marcador. O derradeiro golo do jogo foi mesmo para a equipa da casa, com o bis de Hugo Santos a surgir a 16 segundos do fim.
A grande vitória do JP (5-3) em casa do rival direto na luta pela subida, na jornada que concluiu a 1ª volta da prova, deu 7 pontos de vantagem na liderança para a equipa pacense, uma margem importante para gerir ao longo da segunda volta da prova.
JP cinco inicial: Pedro Freitas; Zé Miguel, João Pereira; Dinis Abreu e Micolli.
Suplentes: Gabriel Costa; David Zapata, Filipe Flórido, José Cancela e Gonçalo Neto.