Começou com uma candidatura de três jovens ao Orçamento Participativo de Lousada – Raul Sobral, Daniel Teixeira e João Moreira – e, apesar de não terem vencido, a autarquia gostou da ideia. Agora, o Skate Parque e Zona de Parkour de Lousada está mais perto de ser uma realidade.
O município adiantou em comunicado que vai avançar com a construção do espaço ainda em dezembro deste ano, no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca, representando um investimento de 60.000 euros.
Além do Skate Park, vai também nascer uma zona destinada à prática de parkour, adjacente às Piscinas Municipais. Contas feitas, o espaço vai ocupar uma área de aproximadamente 900 metros quadrados, 620 para o Skate Park, 110 para a área de parkour e o restante para acessos e jardim.
“O Skate Parque está desenvolvido em plataformas de nível que se moldam de acordo com a topografia original do terreno e as necessidades e imposições técnicas da modalidade. A zona de entrada desenvolve-se em duas plataformas de nível ligadas por rampa e com ligação à zona praticável do parque por intermédio de quarter pipe”, explicou a autarquia.
Segundo a mesma, o equipamento vai ser composto por quatro patamares, e a zona central desenvolve uma pirâmide de ligação entre as plataformas que se posiciona centralmente um crub de desenvolvimento em pirâmide e corrimões das extremas dos planos.
Já a zona de parkour apresenta um conjunto de obstáculos, por intermédio de paredes retas, paredes em “L”, paredes inclinadas, caixas e plataformas de piso, que poderão ser ligadas por estruturas de aço tubular entre elas.
Para a construção, a autarquia lousadnse conta com a aprovação de uma candidatura ao Plano de Ação para a Reabilitação Urbana (PARU) Norte 2020, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.