Site icon Imediato – Jornal Regional

Jovem estudante de Medicina distinguida com prémio da Fundação Ernesto Morais

Estela

Estela Rocha Oliveira, uma jovem de 22 anos de Penafiel, estudante da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), venceu o Prémio da Fundação Ernesto Morais, no valor de 15 mil euros. A jovem penafidelense, a frequentar o 5.º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIMED), recebeu a distinção durante uma cerimónia realizada no dia 3 de novembro, na Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos.

O galardão distingue o trabalho de investigação de translação intitulado “O papel do ácido hialurónico na fisiopatologia e progressão da insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada” e foi recebido pela vencedora com “um grande sentido de responsabilidade”. “É com enorme sentido de responsabilidade que encaro este apoio, que representa não só um incentivo para intensificar a minha atividade científica, mas também um reconhecimento de todo o trabalho feito até à data. É muito importante que os estudantes de Medicina com interesse em fazer investigação possam ter acesso a apoios como este, dada a dificuldade geral e crescente em obter financiamento com este fim”, refere Estela Rocha Oliveira no portal Notícias da Universidade do Porto.

Orientada por Francisco Vasques-Nóvoa, professor da FMUP e investigador da Unidade de Investigação & Desenvolvimento Cardiovascular (UnIC@RISE), a jovem estudante entende que “os médicos devem procurar conciliar a investigação com a prática clínica” e que este tipo de apoio “estimula o desenvolvimento do espírito crítico e a aquisição de competências do foro científico, pouco abordadas durante o curso”.

“Este tipo de insuficiência cardíaca é muito característico de uma faixa etária mais avançada e está a associado à presença de comorbilidades cardiovasculares, nomeadamente a hipertensão arterial, a diabetes mellitus, a obesidade e a doença coronária”, concluiu a estudante de Medicina.

Exit mobile version