A GNR deteve, na quinta-feira, um jovem de 26 anos no concelho de Penafiel por violência doméstica. Ao que a força policial apurou, o suspeito exercia violência psicológica contra a ex-namorada, da mesma idade.
“Além da violência psicológica, o agressor perseguia a vítima de forma persistente, ameaçando-a de morte, motivos pelo qual foi detido”, lê-se no comunicado daquela autoridade policial.
Segundo a mesma nota, como o jovem “era possuidor de armas de fogo”, foram realizadas duas buscas, uma domiciliária e outra num veículo, que permitiram apreender:
- Duas espingardas de caça;
- Uma espingarda de ar comprimido;
- Quatro armas de airsoft;
- 237 cartuchos cal. 12;
- Três facas borboleta;
- Uma faca abertura automática;
- Um punhal de mato;
- Equipamentos informáticos.
Homem “exigia todo o dinheiro do agregado familiar”
No mesmo dia, um homem de 46 foi detido no concelho de Felgueiras pelo mesmo crime. Segundo a GNR, o suspeito “exercia violência física e psicológica contra a sua cônjuge, de 46 anos, com quem está casado há 24, e contra os três filhos, um dos quais menor de idade”.
Ao que os militares da Guarda apuraram o homem, que consome droga há cerca de 25 anos, “exigia todo o dinheiro do agregado familiar, mediante coação física e ameaças de morte, com recurso a armas brancas”.
Tal situação acabou por forçar a vítima a sair da residência e a recorrer a ajuda de familiares, “ com receio pela sua própria vida e a dos seus três filhos”.
Os dois suspeitos foram presentes esta sexta-feira a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal de Marco de Canaveses, para aplicação das medidas de coação.