escritaria

O processo de internacionalização do Festival Literário Escritaria é finalista dos “Prémios Mais a Norte”, uma iniciativa de promoção de projetos de sucesso da Região Norte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR NORTE) que pretende reconhecer publicamente projetos inovadores e boas práticas de desenvolvimento local e regional do Norte, divididos em seis categorias para diferentes áreas da vida económica, científica, social e cultural.

 Integrando o conjunto das 31 candidaturas selecionadas entre as 232 submetidas por mais de 200 instituições públicas e privadas do Norte do país, o projeto cultural de Penafiel é um dos finalistas na categoria “Norte+Criativo”, que visa distinguir exemplos de boas práticas e iniciativas inovadoras de valorização do setor cultural e criativo da Região do Norte com elevado efeito demonstrativo e potencial de transferibilidade.

O Escritaria é o único festival literário do país que anualmente homenageia, em exclusivo, um escritor de Língua Portuguesa vivo. Consagrado como evento cultural e criativo diferenciado e diferenciador, este evento é já uma marca determinante do território, e o seu impacto sócio-cultural, turístico e económico é hoje indiscutível.

Para Daniela Oliveira, Vereadora com o pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Penafiel, “o sucesso do Escritaria a nível nacional e o seu potencial de replicabilidade nos países de origem dos autores lusófonos homenageados, conduziram ao processo de internacionalização, iniciado em 2023, com as edições do Escritaria em Angola, numa parceria com o Instituto Jean Piaget, e em Cabo Verde, com o Ministério da Cultura daquele país. Ser finalista com a internacionalização do evento, na categoria “Norte+Criativo”, dos “Prémios Mais a Norte”, é para nós um motivo de grande satisfação e um reconhecimento muito importante para o Festival.”

 Criado em 2008, o Escritaria já homenageou vários dos nomes maiores da literatura Lusófona, nomeadamente Urbano Tavares Rodrigues, José Saramago, Agustina Bessa- Luís, Mia Couto, António Lobo Antunes, Mário de Carvalho, Lídia Jorge, Mário Cláudio, Alice Vieira, Miguel Sousa Tavares, Pepetela, Manuel Alegre, Mário Zambujal, Germano Almeida, Ana Luísa Amaral, Miguel Esteves Cardoso e Arnaldo Antunes.

A primeira edição dos “Prémios Mais a Norte” pretende distinguir iniciativas que apresentem um impacto claro e direto na Região Norte e dará também lugar ao “Pre?mio do Pu?blico”, que será decidido atrave?s de uma votac?a?o online, no site premiosmaisanorte.pt. A Gala de entrega dos Prémios decorrerá a 10 de abril.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *