O Intermaché de Meixomil integrou um projeto piloto de incentivo à devolução de garrafas de bebidas não reutilizáveis. A iniciativa estende-se a 23 superfícies comerciais, onde foram colocadas máquinas de depósito de embalagens que permitem ganhar vales de desconto – ou ajudar uma instituição.
O objetivo é, segundo o Intermaché, “incentivar os clientes a devolver as garrafas de plástico e premiar o consumidor por essa mesma devolução, garantindo assim a posterior reciclagem dos materiais”.
Assim, em cada um dos 23 estabelecimentos comerciais selecionados, um deles o Intermaché de Meixomil, foram colocadas máquinas onde os clientes podem depositar as suas embalagens de bebidas não reutilizáveis de plástico, “garantindo assim o seu correto encaminhamento para reciclagem e promovendo consequentemente a circularidade dos materiais”.
Em comunicado, a rede de supermercados referiu que, por cada garrafa entre 0,1 e 0,5 litros, o consumidor pode ganhar um vale de desconto de dois cêntimos, enquanto as maiores (de 0,5 a 2 litros) rendem cinco cêntimos.
Depois de depositarem as garrafas, os participantes têm duas opções: um vale de desconto para ser utilizado em compras de igual ou superior naquela loja Intermaché ou doar a uma instituição de solidariedade social.
Citado no comunicado, Martinho Lopes, administrador do Intermarché, referiu que “o combate aos plásticos tem sido uma luta transversal a todo o sector” e que a rede de supermercados quer “impulsionar este movimento envolvendo os clientes”.
O projeto está a ser coordenado por três associações, as Águas Minerais e de Nascente de Portugal, a Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas e a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição.