Hugo Azevedo conquistou o seu primeiro título como treinador ao serviço da seleção nacional Sub17 de Hóquei em Patins.
O treinador que colocou e manteve o Juventude Pacense na 1ª divisão nacional da modalidade orientou a equipa nacional rumo à conquista do troféu, após ter derrotado este sábado a Espanha, por 5-2, na final da competição.
A equipa anfitriã – a competição decorreu em Olot, Espanha – entrou a vencer, mas João Maria, com um remate de longe colocado devolveu a igualdade ao marcador (1-1, a sete minutos do intervalo).
Na segunda parte Portugal entrou melhor e a 13 minutos do final Martim Nunes fez o 2-1, ampliando depois s resultado: Tomás Almeida marcou o 3-1, Samuel Araújo o 4-1, de livre direto e Martim Nunes bisou e fez o 5-1, com Espanha a reduzir no último minuto.
Em declaração ao site da FPP, o selecionador nacional, Hugo Azevedo explicou que a equipa “sabia que ia ser um jogo muito difícil, mas este é o resultado que nós acreditávamos que éramos capazes de fazer”.
Para o técnico, o balanço da prestação lusa foi “muito positivo, mas não posso deixar de ressalvar aquilo que é o papel dos jogadores, porque a verdade é que nós só ganhámos porque fomos capazes de formar um grupo muito forte”.
“São atletas com muita qualidade, mas acima de tudo, com muita humildade e isso foi a base para tudo. É um facto que trabalhámos muito também e esse trabalho foi o dínamo que precisávamos para conseguir ser campeões europeus”, concluiu.
A comitiva nacional contou ainda com o dirigente José Luís Pinto, figura também ligada ao JP e que não escondeu a sua felicidade pelo momento, nas redes sociais. “A sorte dá muito trabalho, foram semanas intensas, muitos km percorridos, mas valeu a pena. Unidos sempre do princípio ao fim. Obrigado a todos pelo vosso empenho e dedicação“.
Em rinque, a representação pacense estendeu-se ao hoquista Duarte Leal, que contribui com a sua prestação para o feito alcançado.