O FC Paços de Ferreira comemorou esta sexta-feira o seu 74º aniversário.
Fundado a 5 de abril de 1950, ainda com a designação de FC Vasco da Gama, o clube assumiu a identidade de FC Paços de Ferreira em 1961, construindo uma história recheada de sucessos desportivos que o guindaram ao patamar dos melhores do futebol português.
Em dia comemorativo, destacaram-se o tradicional içar da bandeira do Clube no Estádio da Mata Real e a romagem ao cemitério da cidade, onde foi depositada uma coroa de flores em homenagem a todos os falecidos que representaram a instituição.
O dia terminou com mais um momento de evocação de figuras do Clube, neste caso o descerrar de lápides com o nome de antigos dirigentes, treinadores e atletas pacenses.
Este ano tiveram entrada no mural pacense do Estádio quatro figuras:
O antigo presidente Carlos Rodrigues, que liderou o Clube nas épocas vitoriosas da década de setenta, o treinador Ferreirinha, que comandou o FC Paços de Ferreira na primeira metade da década de oitenta; o atleta e treinador das equipas da formação Venâncio; e o antigo jogador Nicola Spassov, que marcou o primeiro golo do Clube na 1ª divisão nacional de futebol, em 1991.
A cerimónia decorreu no Estádio e contou com a presença do presidente Paulo Meneses e restantes elementos da direção pacense. Por parte dos homenageados a título póstumo estiveram presentes os filhos de Carlos Rodrigues e Venâncio.
Ferreirinha é o único homenageado ainda em vida, já que Nicola Spassov também faleceu em 2020.
A aposta da direção pacense é que todos os anos sejam homenageados elementos que ajudaram a construir a história do FC Paços de Ferreira.