No passado domingo, dia 3 de dezembro, o Grupo Teatral Freamundense venceu o Prémio PALCO DE TERRA na categoria “Instituição”.
O grupo de teatro da cidade de Freamunde foi distinguido pelo “trabalho desenvolvido ao longo de 60 anos na dinamização e promoção do teatro amador no norte de Portugal”, como explica a nota oficial do evento endereçada ao IMEDIATO.
Os prémios PALCO DE TERRA, cuja primeira edição se realizou em 2017, são uma iniciativa da companhia de Teatro de Balugas, que foi criada com o intuito de reconhecer e agradecer o trabalho e esforço de pessoas e instituições no âmbito do teatro realizado no meio rural e na criação artística no Norte de Portugal e Galiza.
Neste ano, foram ainda distinguidos na categoria “Personalidade” o ator, autor e encenador António Neiva, pelos 60 anos de carreira dedicados ao teatro do Minho, juntamente com o Teatro Ariños – o grupo galego de teatro amador mais antigo, que celebra este em 2023 90 anos de vida – e o encenador Javier Fernández Mariño.
A cerimónia de entrega acontece no dia 17 de dezembro às 15:30, no auditório da Junta de Freguesia de Balugães, em Barcelos, que encerra esta edição do festival.