O grupo SOS Vizinho, que nasceu durante esta pandemia de Covid-19 para ajudar os grupos de risco ao fazer-lhes chegar bens de primeira necessidade, está à procura de voluntários em Paços de Ferreira.
Um pouco por todo o território nacional, já existem mais de 3000 pessoas que se voluntariaram para fazerem chegar bens e medicamentos essenciais às pessoas que integram grupos de risco, de forma a evitar que saiam das suas casas e se exponham ao vírus.
Contudo, o objetivo é “continuar a trabalhar para estender a rede de voluntariado a nível nacional e para isso são precisas mais pessoas dispostas a ajudar como coordenadores e voluntários”, referiu o grupo em comunicado.
Um dos concelhos nos quais o grupo quer ter mais presença é Paços de Ferreira, e já tem a primeira voluntária – Ana Matos – que se candidatou pouco depois do primeiro decreto de estado de emergência.
Para a voluntária, “a consciência de que poderia ajudar a comunidade local” foi a principal razão para se inscrever no grupo, porque quer ser útil ainda que não esteja “na linha da frente” do combate à pandemia.
A inscrição pode ser feita através da plataforma digital https://sosvizinho.pt , sendo que em primeiro lugar os candidatos são sujeitos a um processo de seleção que permite perceber se têm sintomas de Covid-19, ou se vivem com alguém dentro do grupo de risco ou que possa estar contagiada, por exemplo.
Depois de aceites, os candidatos são organizados e geridos diretamente por um coordenador de concelho, que faz a atribuição dos pedidos e a gestão das disponibilidades. O processo encontra-se automatizado e o objetivo é que todos os pedidos sejam feitos em 24h.
Paralelamente, o grupo também está à procura de parceiros que o ajude a munir todos os voluntários com um kit de higiene e segurança. Atualmente, o projeto já conta com a ajuda da Associação Nacional de Freguesias e da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, bem como de entidades privadas como Altice, Fundação Ageas, Mitsubishi e Fundação EDP.
Como pedir ajuda
Para os cidadãos que se incluem em grupos de risco, como idosos e doentes crónicos, os pedidos de ajuda podem ser feitos através da plataforma https://sosvizinho.pt/preciso-de-ajuda .
Para alcançar aqueles que não têm acesso à internet, foi criada uma linha verde gratuita (800 20 20 20), através da qual se podem efetuar pedidos de ajuda entre as 8h e as 20h enquanto durar o estado de emergência.