O Governo designou José Luís Gaspar, atual presidente da Câmara Municipal de Amarante, para presidir ao conselho de administração da Unidade Local de Saúde (ULS) do Tâmega e Sousa. Em consequência, Gaspar irá renunciar ao seu mandato à frente do município.
Segundo comunicado do Conselho de Ministros, o social-democrata será acompanhado na administração da ULS-TS pelos vogais Carmen Filipa Ribeiro Dias Carneiro, Sónia Manuela Rodrigues Moreira, Jorge Luciano Leite Monteiro, Valentina Alexandra Maia Borges e Pedro Dinis Silva Mendes. O mandato da nova equipa terá uma duração de três anos.
A atual administração da ULS do Tâmega e Sousa optou por não comentar a decisão do Governo. Já José Luís Gaspar agendou uma conferência de imprensa para sexta-feira, onde deverá formalizar a renúncia ao cargo de presidente da Câmara de Amarante e abordar a sua nova função.
José Luís Gaspar vem substituir o atual conselho de administração, presidido por Henrique Capelas, que foi nomeado presidente em janeiro de 2024.
A Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa, sediada em Penafiel, abrange 11 concelhos e serve aproximadamente 500 mil habitantes, sendo responsável pela gestão das unidades hospitalares de Penafiel e Amarante.