O Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) da GNR detetou, na semana passada, 18 infrações durante uma operação de fiscalização no âmbito de resíduos de construção e demolição, em todo o distrito do Porto.
“No decorrer de uma operação de fiscalização a diversos produtores de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) e Resíduos da Construção e Demolição com Amianto (RCDA), no distrito do Porto, foram fiscalizados 15 operadores e 11 veículos de transporte daquele tipo de resíduos, tendo sido elaborados 18 autos de contraordenação”, indica a força policial em nota de imprensa.
Segundo a mesma fonte, dez infrações detetadas dizem respeito a incorreto acondicionamento de resíduos, quatro por incorreta classificação dos resíduos, um por falta de alvará, um por falta de Título Único Ambiental (TUA), outro por mistura de resíduos perigosos e um por falta de licenciamento de furo de água.
A operação envolveu militares da GNR, assim como dois técnicos da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).
No comunicado enviado às redações, a GNR indica que o SEPNA “tem como preocupação diária a proteção da fauna e da flora“, podendo ser contactado através da Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520).