Para “acautelar a saúde e a prática desportiva em segurança”, a Associação de Futebol (AF) do Porto anunciou que as suas competições passaram a ter testes aleatórios à Covid-19. “A medida entrou ontem em vigor e já foram realizados testes a vários clubes de futebol e futsal, 48 horas antes do início dos respetivos jogos”, anunciou a associação, em comunicado.
Contudo, a medida não vai ser limitada aos atletas seniores: também os escalões de formação e respetivos treinadores e staffs vão passar a ter rastreios aleatórios, porque ” mesmo estando impedidos de competir, continuam a treinar”.
Na circular enviada, a AF Porto referiu ainda que a medida “exige um esforço considerável”, mas que mostra que o objetivo é “fazer mais do que simplesmente cumprir as regras”.
“Queremos que o futebol distrital se jogue em segurança e que não seja visto como um problema, mas sim como um exemplo e parte da solução. Queremos, acima de tudo, proteger ao máximo os interesses dos nossos filiados e o futuro dos clubes que são a base do futebol/futsal nacional”, rematou a associação.