rabela6

No passado sábado, dia 1 de julho, o  Rancho Folclórico de Boelhe este presente nas Festas do Almonda, em Torres Novas, no tradicional Festival de Folclore.

O XLII Festival de Folclore de Torres Novas contou com as atuações do Rancho Folclórico de Torres Novas, do Rancho Folclórico de Boelhe, do Grupo Folclórico Santa Maria de Aveleda – Braga e do Rancho Folclórico e Etnográfico “Flor de Linho” da Associação Sociocultural de Pedrouços.

Durante a sua atuação, o Rancho Folclórico de Boelhe apresentou um programa com algumas das mais características danças e cantares que animavam os seus antepassados, seja nas romarias, nos trabalhos agrícolas ou nos domingos. Tais memórias, derivadas tanto da atividade económica que assentava essencialmente na agricultura, como dos costumes dum povo laborioso que sentia necessidade de retemperar forças para o trabalho.

“É esta a essência que leva o Rancho de Boelhe a preservar e a divulgar as representações típicas da região (do Douro Litoral). Onde quer que vá atuar, o Rancho de Boelhe manifesta ao vivo o cântico e as danças, dando a conhecer melhor os usos e costumes da nossa terra e as suas tradições”, enalteceu Fernando Vieira, presidente da Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli.

As Festas do Almonda assinalam anualmente a elevação de Torres Novas à condição de cidade. O Jardim das Rosas, em Torres Novas, acolhe de 30 de junho a 9 de julho as Festas do Almonda, que regressaram com um programa repleto de espetáculos musicais com artistas de renome nacional, noites dedicadas à etnografia, folclore, espetáculos de dança, atividades desportivas e culturais, tasquinhas e bancas de artesanato. João Pedro Pais, Carolina Deslandes e Gisela João são os nomes em destaque no cartaz.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *