Igreja de Carvalhosa

Começam sábado, dia 19 de agosto, as Festas em Honra de Nossa Senhora do Rosário, em Carvalhosa.

As celebrações estendem-se até à semana seguinte, acabando no dia 27, com a procissão. Em entrevista ao IMEDIATO, Humberto Rocha e Pedro Costa, da comissão de festas, afirmam que procuraram criar um cartaz variado, que “tente abranger todo o público, desde os mais novos aos mais velhos”.

“O início do nosso cartaz é um apoio da junta, digamos, que está associado ao programa cultural, e que traz aqui alguns grupos do nosso concelho aos quais queremos dar algum destaque”, refere Humberto Rocha.

No entanto, apesar de tudo, não é essa a maior diferença dos anos anteriores para a edição que está prestes a começar. “A principal diferença na nossa festa deste ano é em termos de espaço. Vamos aumentar o espaço, vamos crescer a festa para a Rua da Nossa Senhora do Rosário, onde vamos ter uma zona de diversão que não tivemos nos anos anteriores”, afirmou Pedro Costa.

Para os festeiros, a organização deste evento continua a ser um “peso muito grande”, mas um peso que os deixa “orgulhosos”. “Nós somos bairristas, gostamos da nossa terra e gostamos das nossas festas. Andamos um ano inteiro a trabalhar em prol das festas. Não são coisas de ficar por poucos trocos, demoram tempo e requerem trabalho, mas ficamos muito orgulhosos por estar inserido na comunidade da qual fazemos parte”.

“Nunca é fácil organizar uma festa com esta dimensão, temos de pensar sobre muitas situações com as quais não estamos habituados a lidar e obriga-nos a pensar muito. Existem também os limites económicos, que causam sempre dificuldades. Mas, felizmente, temos muito apoio de pessoas que nos permitem organizar as festas”, agradecem os organizadores, que apesar de tudo, se mantêm positivos em relação ao impacto da festa não só na vida dos cidadãos de Carvalhosa, mas na sua própria vivência.

“É uma experiência de vida, nós conhecemos muito mais a nossa população quando estamos inseridos, temos feedback de todas as pessoas, temos um contacto direto com os cidadãos. E isso engrandece-nos, a forma como somos recebidos pelas famílias, deixa-nos felizes”, explicou o organizador Humberto Rocha.

Neste momento, a organização do evento está “positiva”, chegando agora ao momento de aprimorar os pequenos detalhes que transformam a festa num evento imperdível. “Isto é uma fase difícil, a reta final, com muita coisa a acontecer. Muitas decisões são tomadas na hora e isso às vezes dificulta um bocadinho. Mas, no todo, a questão da organização está bem planeada e bem encaminhada”.

Por fim, os organizadores estão esperançados que, “acima de tudo, a população de Carvalhosa e arredores goste das nossas festas”, como espera Pedro Costa. “Estamos a trabalhar para fazer destas festas especiais. E não tenho dúvidas que vamos ter muita gente, estamos a fazer um cartaz para a população. É o nosso convite para todos nos virem visitar, porque vão ser umas grandes festas”.

“Diversão acima de tudo, muita alegria, que as pessoas também precisam, depois destes últimos anos de pandemia e tudo mais. É preciso este espírito de partilha, de festa, de alegria, que as pessoas vivam o espírito da Senhora do Rosário, que também passa por esta festa, que é feita em sua honra”, promete Humberto Rocha.

362929163 239639495610655 5005819420132389289 n

 

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *