CHTS

A falta de camas para internamento tem provocado o caos nos últimos dias, no serviço de urgência do Hospital Padre Américo, em Penafiel.

Na manhã desta terça-feira, eram 71 os doentes que aguardavam por uma vaga em internamento, muitos deles em macas dos bombeiros, já que o hospital não tinha macas disponíveis para os acolher. Segundo Miguel Vasconcelos presidente da Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros, a situação tem sido caótica e poderá piorar nos próximos dias, depois dos ajuntamentos associados às festas natalícias e o hospital não está a ser capaz de dar resposta às reais necessidades dos doentes.

A falta de condições e de espaço para acolher os doentes tem-se sentido há vários dias, tendo inclusive levado o Hospital a abrir todas as salas disponíveis e a colocar cinco camas nos corredores de todos os serviços. “Mas nem assim está a conseguir dar resposta porque os recursos humanos não são infindáveis e continuam a ser medidas insuficientes para as necessidades do hospital que, sabemos, está subdimensionado”, referiu, temendo que esta situação ponha em causa “a prestação de cuidados dignos aos doentes”, assim como as condições de trabalho para os profissionais”.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *