A Procissão das Endoenças, uma tradição com mais de 300 anos, vai voltar a iluminar, com milhares de velas, as margens do rio Tâmega e Douro, na noite desta quinta-feira Santa.
Milhares de pessoas são esperadas em Entre-os-Rios e Torrão, freguesias do concelho de Penafiel e Marco de Canaveses, para assistir a este evento secular de turismo religioso ímpar, classificado em 2015 pelo Município de Penafiel e inscrito no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
A também conhecida como Procissão do Senhor dos Passos tem início marcado para as 20 horas, na Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão, onde será celebrada a Missa da Ceia do Senhor. Uma hora mais tarde, sai a procissão do Senhor dos Passos, acompanhada por “Barcos de Fogo” junto ao rio, e em direção à Capela de S. Sebastião, em Entre-os-Rios, onde terá lugar o “Sermão do Encontro” entre Jesus Cristo e Nossa Senhora das Dores, um momento particularmente simbólico e muito aclamado pela comunidade.
Amanhã, dia 29 de março, pelas 15 horas, a Procissão do Enterro do Senhor cumpre o percurso inverso, de regresso à Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão, no Marco de Canaveses.
Para Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “é em Entre-os-Rios que existe uma das mais belas tradições do nosso concelho e uma das mais encantadoras manifestações religiosas de Penafiel e do Norte do Portugal”. “Um marco forte da nossa comunidade que movimenta centenas de voluntários para tornar este evento singular cada vez mais atrativo”, acrescentou o autarca.
Cenário de filme
A edição deste ano vai servir de cenário ao filme “Terra Vil”, de Luís Campos, cujas gravações estão a decorrer na zona ribeirinha do Torrão e Entre-Os- Rios, com Lúcia Moniz e Rúben Gomes no elenco principal. Para além de Entre-os-Rios, no concelho de Penafiel, o filme vai retratar cenários nas zonas de Castelo de Paiva, Marco de Canaveses, Vila Nova de Gaia e Gondomar.
“Lampreias e masculinidade tóxica” são temas desta longa-metragem, numa história que se passa “num contexto marcado pelas alterações climáticas, em que um rapaz auxilia o seu pai e as vizinhas na pesca e venda de lampreia”.
Para além de Lúcia Moniz e Rúben Gomes, o elenco conta com Francisca Sobrinho, José Martins e António Capelo, assim como dos estreantes William Cesnek e Beatriz Relvas e de vários representantes da comunidade local.