A segunda Reunião Geral do consórcio FIRE-RES acontece este ano em Portugal, com uma visita técnica ao Museu Municipal de Penafiel e ao Parque das Serras do Porto.
A viagem a Penafiel, organizada pelo CoLAB ForestWISE, um dos parceiros do consórcio e líder de uma das áreas do laboratório vivo em Portugal, vai ser realizada no dia 8 de novembro, e tem como objetivo mostrar um caso prático, local, de boas práticas de proteção da floresta e estratégias de sustentabilidade numa área de redes e infraestruturas da REN.
As zonas visitadas serão o Monte da Pegadinha (Junta de Freguesia de Lagares e Figueira), explorado pela Quinta da Aveleda e biodiversidade, no lugar de Fonte Arcada, proprietária associada da Associação Florestal do Vale do Sousa.
Depois da visita, os participantes seguem para o Museu Municipal de Penafiel, onde se realizará uma demonstração de sensores para equipamentos de proteção por parte da equipa INSEC-TEC, parceira do projeto, e várias mesas-redondas com o objetivo de discutir os temas em questão.
O projeto FIRE-RES – Tecnologias inovadoras e soluções socioeconómicas para territórios resistentes a grandes incêndios na Europa tem como objetivo tornar a Europa mais resiliente face aos eventos de incêndios extremos, através do desenvolvimento de um fluxo de várias ações inovadoras.