mec

“É bom ter tudo por perto, fazer tudo nos mesmos poucos metros quadrados, desde que os cúbicos sejam infinitos”, é a frase de Miguel Esteves Cardoso que vai eternizar a homenagem que o município de Penafiel prestou ao escritor, no âmbito da 16.ª edição do festival literário, Escritaria.

A frase, juntamente com a silhueta do cronista e escritor, foi instalada na Praça do Ponto C, um ponto da cidade que será dedicado às artes e à cultura e foi, segundo o autor homenageado, “uma boa escolha”. “Representa o que todos fazemos. As pessoas queixam-se de ter pouca coisa, pouco espaço. Mas uma pessoa organiza-se bem em espaços pequenos. Isso já é bom para escrever, desde que a cabeça seja ilimitada, uma pessoa pode sonhar, a imaginação é infinita. Os metros cúbicos são a imaginação e uma pessoa encontra poesia em tudo”, explicou.

No seu primeiro dia em Penafiel – uma cidade que o encantou pela sua genuinidade – Miguel Esteves Cardoso passeou pelas ruas e pode ver “inloco” as alusões às suas obras, que adornam as montras e as ruas. Mostrou-se “honrado” pela homenagem que a cidade lhe presta e que ao longo das suas 16 edições reconheceu a vida e obra de vários autores vivos de língua portuguesa como José Saramago, Urbano Tavares Rodrigues ou Lídia Jorge e agradeceu a distinção. “Uma honra é quando alguém com mais prestígio escolhe uma pessoa mais pequena. E essa pessoa mais pequena sente-se honrada porque parece que está a chegar ao nível da pessoa maior. E é uma honra ser Penafiel a dar-me a mim, com tanto brio e vaidade justa. Um reles escritor de Lisboa, ser lembrado por uma cidade”, referiu.

O Escritaria, que começou na passada segunda-feira e se prolonga pelo fim-de-semana, vai ter debates durante o dia de hoje, mas o momento mais aguardado é a recriação de um painel de debate da tertúlia viperina “A noite da má língua”, da qual Miguel Esteves Cardoso fez parte, que acontece amanhã e que contará com a participação de Júlia Pinheiro, Manuel Serrão, Rita Blanco e Rui Zink. “Acho que vão dizer mal de mim, vão estar virados contra mim e não estou a gostar nada da ideia de estar a ouvi-los”, gracejou.

Numa visita pela cidade, Miguel Esteves Cardoso foi acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, que manifestou a sua satisfação pela reação do homenageado à cidade. “É gratificante ter essa reação por parte do nosso homenageado. Fazemos tudo com gosto e carinho e obviamente que ficamos satisfeitos quando a reação é positiva. O Miguel Esteves Cardoso é uma grande personalidade da nossa vida literária e a par disso é uma pessoa que tem uma história de vida notável e que inspirou várias gerações”, afirmou o autarca.

IMG 9809 scaled IMG 9854 scaled

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *