O Parque Urbano de Paços de Ferreira acolheu este sábado, um Encontro Intercultural, promovido pela Câmara Municipal e pelas Associações de Pais das escolas do concelho, que juntou as famílias dos 370 alunos, de 25 nacionalidades, que frequentam as escolas neste ano letivo.
“Quisemos fazer uma atividade que pudesse envolver esta comunidade estrangeira e, sobretudo, as crianças mais novas”, referiu Paulo Ferreira, vice-presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, mostrando-se “muito satisfeito e orgulhoso”. “Porque acho que é a nossa obrigação também fazermos os possíveis para integrar da melhor forma esta crianças estrangeiras que estão no nosso concelho”, acrescentou.
Segundo o vice-presidente, a população estrangeira está “muito bem integrada no concelho”. Foram muito bem recebidos, precisamos deles em muitas atividades económicas do concelho. E quanto às crianças só queremos que sejam muito felizes cá no nosso concelho e que fiquem durante muitos e bons anos”, garantiu.
Para Paulo Ferreira, o concelho “ganha em ter diversidade cultural”. “Precisamos de conhecer outras culturas, outras realidades, outros países e não há melhor forma de o fazer do que numa escola”, frisou, destacando o trabalho “extraordinário” que tem sido feito pelas escolas junto dos alunos estrangeiros, “com acompanhamento extra para que possam aprender melhor quer a língua quer os conteúdos lecionados”.
Durante a iniciativa, houve momentos de música e dança, protagonizados pelos alunos das escolas do concelho, assim como momentos de partilha de tradições e cultura.