Entre 6 e 9 de outubro, 17 marcas portuguesas de mobiliário e design de interiores participaram na Decorex International 2024, em Londres, consolidando a posição de Portugal como referência no design de interiores no Reino Unido. As empresas nacionais destacaram-se pela inovação, qualidade e sustentabilidade, reforçando as exportações e criando novas oportunidades no exigente mercado britânico.
A participação das 17 marcas portuguesas na Decorex International 2024, que decorreu de 6 a 9 de outubro em Londres, consolidou a presença de Portugal no competitivo mercado britânico de mobiliário e design de interiores. Organizada pela AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, a comitiva nacional destacou-se pela oferta de qualidade, inovação, sustentabilidade e design, reforçando as exportações para o Reino Unido, mesmo num contexto desafiante pós-Brexit.
Nesta 46ª edição, a AIMMP levou 12 empresas da região, oito de Paredes (Compincar, Fenabel/Sentta, Frato, More Contract, Ronfe, Sofli, Suffa e X8 Solutions Group) e quatro de Paços de Ferreira (Mamoa, MBN Group, Muranti, Stylish Club).
Para Vítor Poças, Presidente da AIMMP, “a Decorex International 2024 foi uma excelente oportunidade para as nossas empresas demonstrarem, mais uma vez, o elevado nível de qualidade e inovação do mobiliário português. A nossa presença permitiu fortalecer as relações comerciais com os principais players internacionais e consolidar a posição de Portugal como um fornecedor de referência no setor de mobiliário e decoração. Os resultados superaram as nossas expectativas, com inúmeras parcerias estratégicas em vista e o reforço da notoriedade do design português no mercado britânico.”
A participação das empresas portuguesas na Decorex 2024 resultou num aumento significativo de contactos de alto valor, tanto com compradores britânicos como de outros mercados internacionais, que destacaram a qualidade e a capacidade de inovação do design de interiores de Portugal. No segundo dia da mostra a comitiva nacional teve a honra de receber a visita de Sua Excelência o Senhor Embaixador de Portugal no Reino Unido, Dr. Nuno Brito, acompanhado dos responsáveis pelo AICEP Portugal Global em Londres, um momento de grande relevância para as 17 marcas portuguesas de mobiliário e design de interiores presentes neste importante certame.
Apesar dos desafios trazidos pelo Brexit, o setor de madeira e mobiliário em Portugal continua a expandir as suas exportações para o Reino Unido. A AIMMP, através de iniciativas como a participação na Decorex, tem contribuído ativamente para o reforço da presença portuguesa neste mercado, sendo esta edição da feira mais um passo decisivo para a internacionalização das marcas nacionais.