Arrancou no domingo, em Penafiel, a 13.ª edição do festival literário Escritaria, sendo o homenageado deste ano o escritor Mário Zambujal. Devido à pandemia, vários momentos do evento vão ser transmitidos em direto nas redes sociais.
A vida e obra de um dos mais carismáticos prosadores portugueses, vai contaminar a cidade de Penafiel. Mário Zambujal é autor de textos para televisão e teatro. Foi jornalista, subchefe e chefe de redação, diretor-adjunto e diretor de vários jornais e apresentador de diversos programas de televisão.
Além de “Crónica dos Bons Malandros”, cuja rodagem para televisão está a decorrer com a realização de Jorge Paixão da Costa, outros livros têm conquistado diversas gerações de leitores. Histórias do Fim da Rua, À Noite Logo se Vê, Fora de Mão, Primeiro as Senhoras, Uma Noite Não São Dias, Dama de Espadas, Longe é um Bom Lugar, Cafuné, Serpentina, Talismã, Romão e Juliana, Então, Boa Noite e Rodopio, o seu mais recente livro, irão emprestar personagens às ruas de Penafiel.
No ano em que Penafiel celebra 250 anos de elevação a cidade, a segunda mais antiga do distrito do Porto, a organização da Escritaria decidiu ainda homenagear igualmente a vida do Jornalista Fernando Alves que celebra este ano 50 anos de carreira na Rádio. Está prevista uma conversa “intimista” e o reconhecimento público ao “poeta da rádio” que tem sido uma presença assídua no Festival, conversando de forma absolutamente singular com os vários autores que têm passado por Penafiel.
Escritaria em Direto
Vai poder acompanhar alguns dos momentos do Escritaria em direto, através da página de Facebook do Jornal Imediato. O primeiro momento transmitido vai ser a conversa de José Rodrigues dos Santos com Germano Silva, com moderação de Adelaide Galhardo. Vai acontecer na segunda-feira, às 21:30.
No dia seguinte, à mesma hora, a conversa entre Adélia Carvalho, Alberto S. Santos e Bruno Santos, novamente com moderação de Adelaide Galhardo, também vai poder ser acompanhada à distância. Vai também poder acompanhar:
• Apresentação do documentário “Escrita pela pedra” e lançamento do “Mapa dos Livros. Guia Literário de Penafiel” – quinta-feira, às 21:30;
• Conversas na Eira, com Fernando Alves e Mário Zambujal, e representação teatral da “Crónica dos Bons Malandros”, pelo GTN – sexta-feira às 21:00;
• Homenagem a Fernando Alves, com entrevista de Pedro Pinheiro – domingo às 16:00;
• Em torno da vida e obra de Mário Zambujal, com João de Melo e António Macedo, moderação de João Céu e Silva – domingo às 17:00.
Pode consultar aqui o programa completo do festival: