Apenas um dia depois de ter colocado 12 peixes no Tanque de Parada, a Junta de Freguesia de Raimonda denunciou publicamente um ato de poluição no mesmo local: o caudal do riacho ganhou uma coloração branca devido a uma descarga de algo que parece “detergente”.
Ao IMEDIATO, o presidente da Junta de Freguesia, Jocelino Moreira, afirmou que o acontecimento foi “desolador” depois de ter havido um esforço para embelezar o local.
“Fizemos uma limpeza, colocamos algumas pedras para fazer uma espécie de espelho no riacho e andamos à procura de peixes que se dessem bem no local para o embelezar e, apenas um dia depois, acontece isto”, explicou.
Segundo o mesmo, graças à ajuda de moradores e de jovens da freguesia foi possível abrir as comportas do tanque e fazer circular a água, sendo que alguns dos peixes já foram avistados com vida.
“Ainda que a situação esteja quase resolvida, vamos fazer queixa às autoridades competentes”, adiantou o autarca de freguesia.
Aos olhos de Jocelino Moreira, a água ganhou uma coloração esbranquiçada devido a uma descarga de detergente no caudal afluente do Rio Ferreira. Contudo, após seguir o riacho, não foi possível encontrar o local onde ocorreu a descarga.
“É mesmo desolador, ser presidente da Junta é como gerir uma casa grande. Tentamos sempre deixar tudo bonito e asseado, e coisas como esta acontecem, que parecem tentar estragar o trabalho feito”, partilhou com o IMEDIATO.