DianaGomesNZelandia11 02 23
Diana Gomes nas primeiras sessões de trabalho na Nova Zelândia.

A passagem do ciclone Gabrielle obrigou à alteração dos planos de trabalho da seleção nacional de futebol feminino, que está na Nova Zelândia à procura do bilhete de acesso à fase final do Campeonato do Mundo deste ano. A pacense Diana Gomes é uma das futebolistas nacionais que procura fazer história por Portugal, caso garanta pela primeira vez a presença no maior evento do planeta para seleções de futebol feminino.

Entretanto, o agravamento das condições meteorológicas no norte da Nova Zelândia, provocado pela passagem do ciclone Gabrielle, levou ao cancelamento dos treinos marcados para este domingo e amanhã segunda-feira no Centro de Treinos de Gower Park.

A decisão foi tomada pela FIFA, o organismo que tutela o futebol mundial e que organiza o Play-off Intercontinental de acesso ao Campeonato do Mundo Feminino.

O cancelamento dos treinos de campo poderá estender-se até terça-feira, caso se concretize a previsão de ventos fortes e chuvas devastadoras para a cidade de Hamilton, onde se encontram as seleções participantes no Play-off.

O mau tempo também está a provocar o cancelamento de voos de e para Auckland, o que poderá atrasar a chegada das internacionais portuguesas Tatiana Pinto, Fátima Pinto, Inês Pereira, Joana Marchão e Andreia Jacinto.

A comitiva nacional deverá ficar completa apenas no dia 15 de fevereiro.

Treino de ativação muscular no hotel
Sem poder realizar trabalho de campo, a Seleção Nacional Feminina A cumpriu, este domingo, um plano diferente de trabalho, no seu hotel de estágio, em Hamilton. A equipa comandada por Francisco Neto fez vários exercícios de ativação muscular.

DianoGomesTREINO 12 02 23

Jogo decisivo em 22 de fevereiro
Portugal, recorde-se, vai defrontar o vencedor do encontro entre os Camarões e a Tailândia em 22 de fevereiro, em Hamilton, às 19h30 locais (06h30 em Lisboa), tendo ainda previsto um jogo de preparação frente à Nova Zelândia, cinco dias antes, no dia 17, às 19h00 locais (06h00 em Lisboa).

As comandadas de Francisco Neto já encontraram a Tailândia num torneio de preparação na China, em 2018, e venceram o jogo por 4-1. A seleção dos Camarões nunca surgiu no caminho de Portugal.

Para a fase final, que irá disputar-se na Oceanía entre 20 de julho e 20 de agosto, estão já apuradas 29 das 32 seleções participantes, incluindo 11 da Europa (UEFA): Suécia, Espanha, Inglaterra, Dinamarca, Noruega, Alemanha, França, Países Baixos, Itália, Suíça e Irlanda.

As restantes formações qualificadas são as anfitriãs Austrália e Nova Zelândia (OFC), e ainda China, Japão, Filipinas, Coreia do Sul e Vietname (AFC), Marrocos, Nigéria, África do Sul e Zâmbia (CAF), Canadá, Costa Rica, Jamaica e Estados Unidos (CONCACAF) e Argentina, Brasil e Colômbia (CONMEBOL).

Lista de convocadas de Francisco Neto:

Guarda-redes: Rute Costa (SL Benfica), Inês Pereira (Servette FC) e Patrícia Morais (SC Braga)

Defesas: Ana Seiça (SL Benfica), Carole (SL Benfica), Catarina Amado (SL Benfica), Diana Gomes (Sevilla FC), Joana Marchão (Parma Calcio 2022), Lúcia Alves (SL Benfica) Sílvia Rebelo (SL Benfica);

Médios: Ana Rute (SC Braga), Andreia Norton (SL Benfica), Andreia Jacinto (Real Sociedad), Dolores Silva (SC Braga), Fátima Pinto (Deportivo Alavés), Kika Nazareth (SL Benfica), Tatiana Pinto (Levante UD) e Vanessa Marques (SC Braga).

Avançadas: Ana Borges (Sporting CP), Ana Capeta (Sporting CP), Carolina Mendes (SC Braga), Diana Silva (Sporting CP), Jéssica Silva (SL Benfica), Kelsey Araújo (Le Havre) e Telma Encarnação (CS Marítimo).

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *