Site icon Imediato – Jornal Regional

Desemprego cai em Paços de Ferreira, Lousada, Penafiel e Paredes

Emprego / IKEA / Exportações - Programa vai atribuir mais de 8 milhões de euros aos empresários do Tâmega e Sousa

Fotografia: IKEA

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) tem baixado ao longo dos meses e “o valor mais baixo de que há registo”. No final do mês de julho estavam inscritas 277.466 pessoas, menos 91.238 do que no mesmo período no ano de 2021. A região também acompanha esta tendência nacional e em alguns concelhos a redução está acima da média nacional.

No final de julho, segundo o relatório mensal divulgado pelo IEFP, estavam inscritas 277.466 pessoas, “o valor mais baixo desde que há registo”, representando “uma diminuição de menos 4.987 pessoas face a junho e menos 91.238 em comparação com o ano passado”, o que representa uma quebra de 24,7% no número de desempregados inscritos nos centros de emprego. “Em março de 2021, no pico da pandemia em termos de desemprego registado, estavam 432.851 pessoas inscritas no IEFP, das quais 50.906 jovens”, refere o IEFP.

A tendência decrescente registada no país verifica-se também na região Norte e nos concelhos de Vale do Sousa.

Na região Norte, o desemprego sofreu uma queda de cerca de 23% entre julho de 2021 e julho de 2022. Em julho deste ano havia 107.751 pessoas inscritas, menos 32.189 do que no período homólogo, altura em que havia 139.940 desempregados.

No Vale do Sousa, Lousada, Paços de Ferreira e Penafiel tiveram quebras no número de desempregados inscritos, acima da média nacional. Mas foi no concelho de Paços de Ferreira que se verificou a maior redução no número de desempregados.

Leia o artigo completo na edição impressa do IMEDIATO, que já está disponível nas bancas. Pode adquirir o seu exemplar em:

Paços de Ferreira: 

Penafiel: 

Exit mobile version