A Assembleia da República vota esta sexta-feira os 132 processos de desagregação de freguesia, que foram aprovados pelo grupo de trabalho que analisou o processo e que vão dar origem a 299 novas freguesias.
Da região do Vale do Sousa, foram aprovados quatro processos de desagregação nos concelhos de Paços de Ferreira e Lousada, que trazem de volta as nove freguesias que existiam antes da agregação.
Assim, em 2025, em Paços de Ferreira, vão ser desagregadas as freguesias de Frazão Arreigada, Paços de Ferreira Modelos e Sanfins Lamoso Codessos. Em Lousada as freguesias de Lustosa Barrosas (Santo Estevão).
As desagregações pedidas nos concelhos de Penafiel e Felgueiras foram reprovadas. Assim, em Penafiel, não se irá concretizar a desagregação das freguesias de Luzim e Vila Cova, assim como tal não acontecerá em Felgueiras, com as freguesias de Pedreira Rande Sernande.
Do concelho de Paços de Ferreira saíram, na madrugada desta sexta-feira, três autocarros com cerca de uma centena de pessoas das freguesias que serão agora desagregadas, rumo a Lisboa, para assistir à votação no plenário.