É inédito. O CRC 1º de Maio de Figueiró e o GDCE Modelos receberam pela primeira vez diplomas de reconhecimento enquanto entidades formadoras de duas estrelas em futebol e futsal, respetivamente, atribuídos pela Federação Portuguesa de Futebol.
“É com um enorme orgulho que anunciamos que a formação do Grupo Desportivo Cultural das Escolas de Modelos foi distinguida pela Federação Portuguesa de Futebol como entidade formadora de 2 Estrelas. Uma distinção que reflete o trabalho, dedicação e paixão por esta modalidade ao longo dos últimos anos. Recebemos esta distinção pela primeira vez e continuaremos a trabalhar cada vez mais para representar a nossa comunidade”, reagiu a direção do GDCE Modelos.
Já o CRC 1º de Maio de Figueiró reconheceu que este é “um passo muito importante” para o clube e que traz aos seus membros “ainda mais responsabilidade e motivação para continuar na formação de jovens”.
Os dois emblemas pacenses juntam-se a outros da região que já são presença assídua na lista de entidades formadoras, entre os quais o Aliados FC Lordelo (entidade formadora de três estrelas em futebol masculino e futsal feminino), SC Freamunde (quatro estrelas em futebol masculino e Centro Básico de Formação em futebol feminino), FC Penafiel (quatro estrelas) e FC Paços de Ferreira (cinco estrelas).
Este é um regresso dos Castores ao nível de entidade formadora de cinco estrelas após dois anos consecutivos de certificações de quatro estrelas.
A certificação só deve ser oficialmente a 15 de junho. E se calhar há mais clubes.