carneirinho

Arrancam esta quarta-feira, em Penafiel, as celebrações da festa secular do Corpo de Deus, que decorrem até dia 1 de junho. As festividades começam com o Cortejo do Carneirinho, um desfile protagonizado por centenas de alunos que, desde finais do século XIX, que percorre a cidade, a partir das 10h30, com ponto de partida no Campo da Feira. Neste cortejo, cada turma desfila com o seu “carneirinho”, geralmente apresentado, no cortejo, em forma de peluche ou feito com materiais recicláveis, devidamente adornado. É tradição que, após o desfile, o carneirinho seja oferecido aos professores, num gesto simbólico de agradecimento e respeito.

Mais tarde, às 21h30, na Praça do Município, junto ao edifício dos Paços do Concelho, decorre a Cavalhada, tradição também emblemática. A Cavalhada parte em desfile, num carro puxado por uma parelha de cavalos, que transporta a Figura da Cidade. Chegada à Câmara Municipal, a Figura da Cidade saúda os autarcas, que se encontram na varanda principal do edifício, dirigindo-se-lhes, em representação do povo de Penafiel, um discurso de elogio.

Logo de seguida, entram em cena os bailes tradicionais, que representam os diferentes setores de atividade de outrora, apoiados e recuperados pelo Município de Penafiel, iniciativas que afirmam o Corpus Christi de Penafiel como uma celebração especial no país.

No dia maior da festividade, dia de Corpo de Deus, 30 de maio, a Praça do Município recebe, às 09h30, a Banda Musical de Lagares, Banda Musical e Cultural de Paço de Sousa e a Banda Filarmónica de Sebolido. Às 11h30, decorre a habitual missa solene, na Igreja Matriz e, às 10h45 e às 15h, a Banda Musical de Lagares dará um concerto na Av. Sacadura Cabral.

A Majestosa Procissão do Corpo de Deus, com saída da Igreja Matriz, às 17h30, percorre as principais artérias da cidade, um ato simbólico que remonta ao século XVII, e é conhecida por juntar, no mesmo corso, o profano e o cristão. A procissão do Corpo de Deus faz a paragem no Santuário do Sameiro, onde se procede à bênção da cidade e do concelho e que conta ainda com a largada de pombos, símbolo de paz e esperança, prosseguindo depois em direção à Igreja Matriz.

Para fechar a programação das festas da cidade e do concelho, a organização preparou vários momentos musicais para todos os gostos. No dia 31 de maio, a partir das 22h00, sobe ao palco Gardn, seguido de Chico da Tina. Após os concertos, o DJ Miguel Tika toma conta da noite.

No dia 1 de junho, a partir das 21h30, acontece a “Noite dos Bombos” e a partir das 22h45 os concertos voltam ao Campo da Feira com Paulo Gonzo e o DJ Berto Boss.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *