O primeiro caso confirmado de coronavírus em Portugal é de um médico de 60 anos, que exerce funções no Hospital Padre Américo. O homem de 60 anos esteve de férias em Itália e ainda não tinha retomado ao trabalho.
A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou em conferência de imprensa que o médico sentiu os sintomas pela primeira vez no sábado, tendo contactado os serviços de saúde no dia seguinte. Atualmente está internado no Hospital de Santo António, no Porto, em estado estável.
A SIC Notícias adiantou que o homem é médico no Hospital Padre Américo, em Penafiel, mas Marta Temido ressalvou que o homem não estava em “exercício profissional”, não tendo entrado em contacto com nenhum paciente.
“A informação que temos, a esta data, que se trata de uma pessoa que vinha de férias do norte de Itália. Não se trata de um caso de uma pessoa que estivesse estado em exercício profissional, portanto incorrendo em risco próprio ou de transmissão a pacientes”, afirmou a ministra.
Já outro caso, à espera de confirmação, é de um homem de 33 anos que regressou de Valência, Espanha. Teve os primeiros sintomas a 26 de fevereiro e está internado no Hospital de São João, no Porto, à espera de uma contra-análise do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, de referência nacional.
Para a ministra, este caso é assumido como positivo, porque as duas análises realizadas no Porto deram positivo.