O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) anunciou esta sexta-feira medidas de contingência para minimizar o impacto do coronavírus (COVID-19), que passam por alterações dos horários e acesso às visitas por tempo indeterminado.
A partir de segunda-feira, as visitas vão apenas ser permitidas entre as 11:00 e as 13:00 e das 17:00 às 19:00, com apenas uma visitar por doente, exceto as crianças, que vão poder ter um acompanhante durante 24 horas.
O CHTS também avisou que, caso um visitante apresente sintomas sugestivos de infeção respiratória, como febre, tosse, expetoração ou falta de ar, não pode concretizar a visita.
Segundo o centro hospitalar, quem esteve fora do país ou contactou com pessoas que estiveram, nos últimos 14 dias, na China, Coreia do Sul, Irão, Singapura, Japão e Itália não deve efetuar visitas.
De acordo com o CHTS, estas alterações pretendem “acautelar e minimizar o impacto da epidemiologia na situação clínica dos doentes”.
Hospital Padre Américo ativado para dar resposta ao COVID-19
Na terça-feira, o Ministério da Saúde anunciou que o CHTS faz agora parte das unidades de saúde que foram ativadas para dar resposta ao coronavírus, de forma a “reforçar o acesso e capacidade de resposta dos serviços de saúde”.
Juntamente ao Hospital de Braga e à Unidade Local de Saúde de Matosinhos, o Hospital Padre Américo vai complementar o serviço dos Hospitais de São João e Santo António, do Porto, que segundo o ministério, vão continuar com a sua capacidade de resposta aos novos casos.