Arrancou esta terça-feira, dia 1 de outubro, a 5.ª edição do concurso gastronómico “Petiscando”, uma iniciativa promovida pela Associação Empresarial de Penafiel (AEP).
A iniciativa arrancou num dos restaurantes aderentes, o “D’Agradável” e vai prolongar-se ao longo de todo o mês de outubro, com 18 restaurantes, situados em seis freguesias do concelho de Penafiel, que apresentam as suas propostas.
Neste arranque oficial do evento, o restaurante aderente apresentou Pistachio Toast – Pão de brioche, recheado com mango curd e pistachio, crocante de limão e gelado de manga – que foi provada e votada pelo júri, composto por um elemento da Associação Empresarial de Penafiel, Câmara Municipal de Penafiel e por António Teixeira, um especialista em gastronomia.
Este ano a iniciativa traz novidades, já que o website do evento – www.petiscando.pt – foi renovado e reforçado e Nuno Brochado, presidente da AEP, salientou o melhoramento que foi feito a este nível, com mais segurança e mais justiça para os participantes.
Na edição deste ano, o evento conta com 18 participantes da restauração, com outras tantas propostas variadas, que serão vendidas por um preço máximo de cinco euros. “E a cada ano que passam têm caprichado cada vez mais na elaboração da sua oferta”, assegurou Nuno Brochado, destacando a importância do evento na promoção da marca Penafiel. “Queremos criar aqui um roteiro gastronómico e a nossa intenção é a promoção dos espaços a concurso”, referiu o presidente, acrescentando que procuraram sair do centro da cidade e levar o evento também as freguesias. “E está é uma das formas de podermos chegar mais longe”, assegurou, certo de que o evento ainda tem muito para crescer.
Pedro Cepeda, vereador da Câmara Municipal de Penafiel, esteve presente no arranque da iniciativa e ressalvou o facto de se tratar de um evento “que mantém a sua essência”, de promover o que de melhor existe na gastronomia local, “espaços que sabem receber bem, que têm produtos gastronómicos de excelência, que conseguem aliar essa riqueza do nosso património gastronómico a uma certa inovação”, referiu, reconhecendo que “os nossos empreendedores na área da restauração têm sabido quebrar fronteiras e têm tido a capacidade de se reinventar e cada vez mais Penafiel é conhecido como um destino gastronómico”.
Segundo o vereador, Penafiel tem espaços de restauração de excelência, com décadas, “mas também tem espaços mais recentes, que veem neste concurso uma oportunidade para se promoverem e atrair novos clientes. E essa é a nossa expetativa, que este evento, tal como aconteceu nos anos anteriores, possa divulgar esses espaços e para que a economia local seja estimulada”, concluiu.
Ao longo do mês, o júri vai provar todos os petiscos e serão entregues prémios aos três petiscos mais votados. “Fazia sentido ser assim, dar aquele miminho aos participantes, como forma de agradecimento e para que se sintam motivados por essa participação”, concluiu Nuno Brochado.