O papel do óleo do motor no sistema de lubrificação do motor é difícil de sobrestimar. Contudo, sem uma filtragem adequada, o óleo do motor transformar-se-ia rapidamente em lama suja, e as peças do motor e todas as superfícies de trabalho ficariam cobertas com uma espessa camada de sujidade.
Um filtro de combustível entupido pode reduzir o fluxo de combustível e prejudicar o desempenho do motor, dificultando a entrada de combustível no motor. Se o filtro estiver entupido, a bomba de combustível irá trabalhar muito mais e poderá ter problemas em ligar o motor, acelerar, ou o motor poderá estagnar.
O filtro de óleo fornece um abastecimento constante de óleo e remove partículas (sujidade, óleo oxidado, partículas metálicas) que podem entrar no óleo do motor devido ao desgaste do motor. O filtro de óleo limpa o óleo do motor para que este faça o seu trabalho de forma eficaz. O filtro de óleo tem capacidade de filtração suficiente para permanecer totalmente funcional até à próxima troca de óleo.
O que são filtros de óleo?
- O filtro de óleo de fluxo pleno é um filtro ligado em série à linha de óleo principal, que passa todo o óleo do motor aspirado pela bomba de óleo uma vez através de si mesma.
- Filtro de óleo de fluxo parcial – filtro ligado em paralelo à linha de óleo principal, que passa repetidamente uma parte do óleo do motor através de si próprio.
- O filtro de óleo combinado implica a combinação de filtros de óleo de fluxo total e de fluxo parcial num único dispositivo.
A fim de avaliar o estado da peça, terá de recorrer a um serviço de manutenção. Ou pode prestar atenção a algumas peças:
O motor está a sobreaquecer. Isto acontece porque as peças não estão a receber a quantidade certa de lubrificação limpa, e estão a esfregar-se umas nas outras quase secas. O óleo está a vazar para fora da máquina. Uma unidade avariada pode rebentar. Como consequência, forma-se uma poça de óleo debaixo do seu carro.
Se o filtro de óleo estiver a funcionar mal, provavelmente nem sequer o saberá. O filtro é concebido para que mesmo que esteja sujo, o óleo não filtrado flua para o seu motor, o que é melhor do que nenhum óleo de qualquer forma. Para verificar se o filtro de óleo está a funcionar correctamente, é necessário obter ajuda de um mecânico automático ou remover o filtro você mesmo. No entanto, em alguns casos só precisa de ouvir o seu carro.
A substituição do filtro de óleo é feita durante uma inspecção de manutenção de rotina. A mudança é simples:
Primeiro, procure o filtro de óleo, que pode ser localizado na frente, traseira ou lateral do motor. Procure o cilindro de 10 a 15 polegadas, que normalmente é pintado de preto, branco ou azul. Deve ser desenroscado lentamente. Provavelmente será escorregadio, por isso use trapos ou luvas. E para garantir que não derrama muito óleo depois de remover o filtro, embrulhe-o num saco plástico. Certifique-se também de remover a junta de borracha juntamente com o filtro. Se se colar à máquina, o novo filtro irá funcionar mal. Agora é altura de instalar o novo filtro. Lubrificar o o-ring com óleo novo e aparafusar o filtro no lugar.
Derramar o novo óleo
O último passo é deitar o novo óleo e aparafusar a tampa de óleo. Depois disso, ligar o motor e esperar que a pressão no filtro se estabilize. Verificar também se o carro tem fugas de óleo, o que indicará que o filtro não foi instalado correctamente.
Os sintomas de um filtro de combustível entupido são bastante variados. Tenha em mente que os sinais listados abaixo podem não só apontar para um dispositivo de filtro avariado, mas possivelmente apontar para as causas de um mau funcionamento do sistema de controlo. Para se assegurar de que o filtro de combustível é a causa, use o seguinte método: pegue num manómetro e ligue-o ao mamilo colocado na estrutura de combustível dos injectores, depois ligue o carro, meça a pressão da mistura de combustível. No caso do manómetro apresentar parâmetros inferiores aos fornecidos pelo concessionário do automóvel, pode falar de uma avaria no filtro de combustível.
Filtro entupido
Se a capacidade do dispositivo de filtragem diminuir, pode observar uma avaria na unidade de potência:
- o consumo de combustível aumenta;
- o carro pára ao rpm em marcha lenta;
- o motor abranda quando as rotações são aumentadas;
- é difícil e por vezes impossível ligar o motor;
- a potência da unidade de potência diminui, começa a bater;
- é possível travar o carro sem carregar no pedal do travão enquanto se conduz;
- o veículo sacode quando se conduz num plano inclinado.
Com que frequência devo mudar o filtro de combustível?
A resposta exacta à questão de quantos quilómetros o filtro de combustível deve ser mudado está no livro de serviço do automóvel. Normalmente os fabricantes declaram a frequência da substituição do filtro como sendo de 30-60 mil quilómetros de quilometragem.
Algumas empresas recomendam a substituição dos filtros da linha principal após 10-25 mil km, e dos filtros de imersão – após 30-100 mil km. No entanto, em períodos em que as condições normais de funcionamento são perturbadas (combustível defeituoso, elementos filtrantes de má qualidade, condução em estradas excessivamente poeirentas), o tempo de substituição recomendado deve ser reduzido.
Após um certo tempo, o filtro de combustível começa a entupir. Ao acelerar, pode haver falta de gasolina, e o carro perde potência. Se nada for feito, provocará a paralisação ou o emperramento do veículo. Por vezes a não substituição do produto a tempo pode ser muito prejudicial para o veículo. O veículo deixará de arrancar devido à falta de gasolina. Se souber com que frequência deve mudar o filtro de combustível, evitará muitos problemas.
Fontes de informação:
Informazioni sulla sostituzione del filtro dell’olio da autopecas-online.pt