1
Fotografia: justinedgecreative / Pixabay

A palavra “sustentabilidade” já não é apenas um chavão – entretanto, transformou-se num estilo de vida que muitas pessoas estão a adotar para ajudarem a preservar o nosso planeta.

Um dos espaços mais importantes do lar sobre o qual nos devemos focar para recebermos a sustentabilidade de braços abertos é a cozinha. Através de um design bem planeado, conseguirá reduzir o desperdício, poupar energia e recorrer a materiais sustentáveis para criar uma cozinha ecológica benéfica tanto para si, como para o meio ambiente.

Neste artigo, fornecer-lhe-emos as principais dicas para incorporar a sustentabilidade no seu design de cozinha.

7 Conselhos Para uma Cozinha Sustentável

1. Selecione Materiais Amigos do Ambiente

Quando estiver a planear a sua cozinha sustentável, o primeiro passo que deve considerar prende-se com a escolha de materiais igualmente sustentáveis para elementos como armários, bancadas e pavimento.

· Armários

Opte por madeiras certificadas pelo Conselho de Gestão Florestal, podendo, assim, ter a certeza de que a matéria-prima é proveniente de florestas geridas de forma responsável.

Adicionalmente, considere recorrer a madeira ou bambu reciclados, sendo que são ambos recursos rapidamente renováveis.

· Bancadas

Materiais à semelhança de vidro reciclado, quartzo e madeira recolhida de um modo sustentável são opções amigas do ambiente a ter em conta na construção das bancadas para a sua cozinha.

Estas matérias-primas não só possuem um impacto ambiental consideravelmente reduzido, como também providenciam um visual único e elegante à sua cozinha.

· Pavimento

Equacione a possibilidade de vir a utilizar cortiça, bambu ou madeira reciclada para o chão da sua cozinha; estes são materiais que se renovam com facilidade e deixam uma pegada ambiental muito mais reduzida do que escolhas tradicionais como madeira maciça ou azulejo.

2. Escolha Eletrodomésticos Energeticamente Eficientes

Uma das formas mais significativas de conceber uma cozinha sustentável é investir em eletrodomésticos pensados para pouparem energia.

Procure por produtos que apresentem o rótulo energético da União Europeia e cuja eficiência se enquadre na categoria A, de acordo com as políticas adotadas a nível comunitário.

Ao utilizar eletrodomésticos cuja prioridade seja a eficiência energética, estará não só a poupar na sua fatura de eletricidade, mas também a reduzir o tamanho da sua pegada ambiental.

3. Reduza o Desperdício e Recicle

Um dos principais aspetos a considerar numa cozinha ecológica é a redução do desperdício e o incentivo à reciclagem. Implemente as seguintes estratégias para minimizar o desbaratamento nesta divisão do seu lar:

· Instale uma Central de Reciclagem

Defina uma área da sua cozinha para a colocação de contentores de lixo reciclável, facilitando, assim, a separação do mesmo.

· Recorra a Recipientes Reutilizáveis

Invista em recipientes e demais utensílios de armazenamento de perecíveis que possa usar repetidamente, de forma a evitar o plástico de utilização única.

· Pratique a Compostagem

Instale uma caixa de compostagem na sua cozinha para converter restos de comida em adubo enriquecido em nutrientes para utilizar no seu jardim.

· Planeie as Suas Refeições

Reduza o desperdício de comida ao planear antecipadamente os seus pratos e efetuar a compra dos ingredientes estritamente necessários.

4. Opte por Equipamentos Economizadores de Água

A poupança de água é mais um aspeto fulcral a considerar na criação de uma cozinha sustentável ou ecológica. Instale dispositivos como torneiras de fluxo reduzido e ventiladores para diminuir a utilização de água sem, contudo, ter de sacrificar o fator funcionalidade.

Poderá também ponderar investir em máquinas de lavar a loiça energeticamente eficientes que, como bónus, não necessitam de grandes quantidades de água por cada ciclo de lavagem.

5. Soluções Sustentáveis de Iluminação

A iluminação desempenha um papel nuclear no consumo de energia da sua cozinha, pelo que é aconselhável optar por lâmpadas LED eficientes que, para além das suas vantagens de poupança, compreendem ainda uma durabilidade muito mais prolongada do que a convencional lâmpada incandescente.

Uma forma mais simples ainda de recorrer cada vez menos à iluminação artificial da sua cozinha consiste na instalação de janelas de grandes dimensões ou clarabóias, de forma a maximizar a utilidade da luz natural, o que se reflete tanto na poupança de energia como na criação de um espaço mais acolhedor.

6. Incorpore Acabamentos Livres de Toxinas

Ao escolher os acabamentos dos seus armários, bancadas e paredes, selecione alternativas amigas do ambiente.

As tintas e os adesivos (entre outros) com baixo teor de compostos orgânicos voláteis reduzem a poluição aérea interior e diminuem a libertação de químicos prejudiciais ao ambiente.

Estas alternativas são melhores tanto para o planeta como para a saúde das famílias que passam uma razoável quantidade de tempo nesta divisão do lar.

7. Inclua Decoração Ecológica

Adicionar alguma verdura à sua cozinha não só torna a estética da mesma mais apelativa como melhora a qualidade do ar através da absorção de substâncias poluentes.

Escolha plantas que não exijam cuidados redobrados, como ervas e outras espécies de flora purificadoras do ar, à semelhança de lírios ou lanças-de-são-jorge, que se dão muito bem em ambientes culinários.

Em Resumo

Transformar a sua cozinha numa divisão da casa sustentável é não só uma decisão responsável no que ao meio ambiente diz respeito, mas também rentável a longo prazo.

Ao optar por matérias-primas amigas do ambiente, investir em eletrodomésticos eficientes, implementar estratégias de redução de desperdício e adotar outros hábitos ecológicos, encontra-se perfeitamente capaz de criar um espaço belo e funcional que contribuirá para um planeta mais saudável.

Siga estas dicas de design de cozinha para transformar o seu espaço gastronómico num refúgio sustentável do qual poderá desfrutar com a sua família por muitos e longos anos.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *