Imagem WhatsApp 2024 10 17 as 01.37.18 f2f8bd72

Uma delegação da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) participou, este mês de outubro, numa Missão Empresarial a Macau com o intuito de promover a região do Douro, Tâmega e Sousa. Pretendeu-se através desta Missão fomentar o interesse de empresários e potenciais investidores, estreitar laços entre regiões, conhecer boas-práticas e captar investimento estrangeiro.

No dia 16 de outubro, a comitiva da CIM do Tâmega e Sousa foi recebida pelo Chefe do Executivo de Macau, Ho Iat Seng, na sede do Governo da Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China. Segundo comunicado da CIM “O encontro teve como objetivo discutir formas de posicionar Macau como uma plataforma estratégica para aprofundar a cooperação entre a China e Portugal”. O programa também incluiu encontros institucionais com o cônsul-geral de Portugal em Macau e Hong Kong, Alexandre Leitão, com os responsáveis da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e com a Universidade de Saint-Joseph.

Na ida à cidade de Zuhai, a Comitiva da CIM do Tâmega e Sousa visitou ainda empresas de ciência e tecnologia na Zona de Alta Tecnologia de Zhuhai, o campus de Zhuhai da Universidade de Ciência e Tecnologia de Pequim e reuniu com o Zhuhai Science and Technology Innovation Bureau.

Além dos encontros institucionais, a CIM do Tâmega e Sousa participou na 29.ª Feira Internacional de Macau 2024 (MIF) com um stand próprio alusivo à região. A MIF foi um “importante ponto para a promoção dos produtos endógenos do território, nomeadamente o vinho verde”.

O Presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Tâmega e Sousa, Pedro Machado, após uma breve apresentação da Região, referiu que “a participação na Feira Internacional de Macau, irá permitir aproveitar o grande espaço de desenvolvimento de Macau para reforçar o intercâmbio e as trocas comercias com a China e explorar as oportunidades de negócio.”

A Missão Empresarial a Macau culminou na assinatura de acordos de cooperação entre os municípios de Baião, Lousada, Penafiel, Cinfães, Marco de Canaveses, Felgueiras e a cidade de Zhuhai, que se situa no sul da China, junto a Macau. Espera-se que estes acordos promovam a colaboração mútua entre os intervenientes, com ênfase na inovação e na possibilidade de beneficiar as duas partes.

Esta missão empresarial representou um importante passo para o fortalecimento da cooperação económica e cultural entre as regiões, promovendo um intercâmbio mais profundo e diversificado.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *