A olhar mais para a frente, as entidades locais e comissões de festas já começaram a decidir se vão realizar ou não as festas e romarias tradicionais. Em Penafiel, à semelhança de Paredes, várias festividades, entre as quais o Corpo de Deus de Penafiel, foram canceladas.
Ainda faltam alguns meses para a época de romarias da região, mas as dúvidas e imprevisibilidade do novo coronavírus levam a que algumas festividades já tenham sido canceladas devido ao risco de propagação.
Nos concelhos de Penafiel e de Paredes, todas as festividades que iriam acontecer nos próximos meses foram canceladas pelas autarquias de forma preventiva. Em Paços de Ferreira, essa medida não foi implementada pela Câmara Municipal, mas as Comissões de Festas começam a ficar apreensivas.
Ao IMEDIATO, a Comissão de Festas do Corpo de Deus de Paços de Ferreira adiantou que “o mais certo é as festas ficarem canceladas” e se realizem no próximo ano. Segundo a comissão, a pandemia está a ter “um grande impacto nas festas da nossa cidade”, levando ao cancelamento de vários eventos de angariação de fundos e de peditórios.
“Devido ao isolamento das pessoas e também ao facto de [o coronavírus] estar a afetar a nossa população em termos financeiros, é óbvio que as pessoas não vão querer dar dinheiro para as festas uma vez que vão precisar dele para bem essenciais”, considera a organização do Corpo de Deus.
O sentimento é partilhado por Ricardo Carvalho, presidente da Comissão das Sebastianas 2020, que ainda que não tenha tomado uma decisão oficial, já faz contas aos prejuízos. Nos últimos anos, as festas têm reunido cerca de 200 a 300 mil pessoas.
“A partir de março íamos começar a trabalhar em força na recolha de fundos para a festa e foi quando surgiu este surto. Também na logística já estamos a ser prejudicados, os carros alegóricos já deviam estar quase prontos e ainda estão no início, assim como outras decorações para a procissão”
Para o responsável, “as Sebastianas realizarem-se nos moldes habituais é impossível”, de forma que, se acontecerem, serão “bastante minimalistas” comparadas com as edições passadas. Contudo, apenas daqui a umas semanas é que a comissão de festas vai apresentar uma decisão oficial, porque “ainda está tudo em aberto”.
Segundo Ricardo Carvalho, a comissão “está completamente de rastos com tudo isto”, porque as festividades seriam o resultado de um ano de trabalho e estava “muito perto de alcançar o objetivo, fazer as melhores Sebastianas de sempre”.