O Instituto de Línguas APAR, do Rotary Clube de Penafiel, deu início a mais um ano letivo numa cerimónia de boas vindas que contou com a presença de alunos e encarregados de educação. Com quase 40 anos de atividade, o Instituto de Línguas APAR dá cursos a alunos de todas as idades, e é certificado por instituições como Cambridge, Goethe Institut, Alliance Française e Instituto Cervantes.
Diogo Soares, presidente do Rotary Clube de Penafiel, presidiu a cerimónia de boas-vindas e recordou os princípios rotários, assim como a sua presença no mundo e o trabalho que desenvolve em prol das comunidades. Relativamente ao Instituto de Línguas APAR, um dos principais projetos do Rotary Clube de Penafiel, reforçou os seus 40 anos de atividade, ao serviço da formação e certificação de crianças, jovens e adultos, prestando “um ensino de qualidade”.
O presidente do Rotary explicou o projeto para o novo ano letivo, dando nota de que houve um investimento na parte tecnológica, assim como no marketing para uma maior divulgação e promoção do Instituto, no sentido de tornar os processos mais eficientes.
Informando os encarregados de educação de que os valores da inscrição e da mensalidade baixam neste ano letivo e despesas podem ser consideradas em sede de IRS, deu também nota de que o Rotary e o Instituto vão continuar envolvidos em projetos sociais, suportados pelos lucros da sua atividade, nomeadamente apoiando nove alunos com dificuldades, com bolsas de estudo, para poderem fazer a sua formação na universidade.
Neste contexto, recordou cinco médicos que ajudaram a formar na Guiné-Bissau, um dos quais vai agora criar o seu próprio projeto social na Guiné. “Ser rotário não é ser assistencial, é criar as sementes para a pessoa poder subsistir por si mesma. E o vosso dinheiro, além de estarem a investir na educação dos vossos filhos, está também a ser investido em outras partes do mundo, em outros projetos”, referiu, recordando ainda o fundo de garantia que criaram para apoiar causas na comunidade local.
Quanto à atividade do Instituto, garantiu que a qualidade é para manter, com 201 alunos inscritos em 17 turmas neste novo ano letivo, no ensino de inglês e uma turma de alemão. Deu ainda nota de que estão a trabalhar no sentido de abrir também uma turma de francês.
“O Instituto está vivo, está forte e queremos que sintam que estão num lugar onde os vossos filhos terão uma educação de qualidade, onde serão tratados com muito respeito e carinho e no final ter um grande certificado, que será uma grande força para poderem vencer”, concluiu.
A Fundação Rotária Portuguesa, tem tido um importante papel, estado empenhada no apoio aos projetos do Rotary Club de Penafiel, nomeadamente aos projetos para promoção da saúde, no combate à pobreza e exclusão social em parceira também com Câmara Municipal e apoio à educação.