Coaching / Trabalho / Felicidade / outros / Saudades / Férias / Exames / reconhecimento / Beijo / Estudante / Ser / Relação / Mudança / Vida /Ano Novo / Tempo / Coaching / Preguiça / Coaching…para quê? - Poupa / Saber Viver

Se para alguns as férias ainda vão acontecer, para uma grande maioria estas estão na fase final. Estouram-se os últimos “cartuchos”, como vulgarmente se diz. Curiosamente, estes dias que precedem o regresso à atividade laboral são extremamente úteis para serem analisados. Provavelmente irá passar pelo desmame de um período positivo cheio de novas atividades, passatempos e relacionamentos. Chegar a casa é reprogramar para as rotinas do dia-a-dia. Mas não se trata só de chegar a casa (afinal é o nosso local de segurança e conforto), mas também o regresso ao trabalho. O que acontece daqui para a frente é um bom indicador de quanto se sente feliz no seu local trabalho. Assim, se só de pensar que vai regressar ao trabalho sente ansiedade, irritação, alterações no sono e do apetite, um “nó” no estômago etc, é porque este tem para si o significado original da palavra “ tripalium”, um instrumento de tortura. Provavelmente, está a passar pela síndrome de pós-férias e esta apresenta muitas características da síndrome de domingo à noite.

Mas poderia ser diferente, claro que sim! Poderia voltar relaxado das suas férias e cheio de vitalidade, pois chegar a casa também é motivo de satisfação. Por sua vez, pensar no trabalho poderia igualmente ser um gosto, pois para além de já ter saudades dos seus colegas de trabalho, deveria estar cheio de novas ideias e projetos para apresentar aos seus líderes. Quando o trabalho faz intrinsecamente parte da nossa realização e felicidade, vestir a “camisola” da organização nada custa.

Qual destes cenários vai acontecer para si? Não sabemos.

Mas, na vida nada está perdido! Se é um profissional de excelência e a sua organização não o valoriza enquanto trabalhador e muito menos enquanto pessoa, não se permita estar onde não o merecem! Prepare um outro Projeto Profissional. Adquira, se necessário, novos conhecimentos, desenvolva novas competências e voe mais alto! Só depois, com as “costas quentes”, despeça-se do seu trabalho de forma tranquila e em paz! Afinal, a sua paz e a segurança com que faz as “coisas”, vão ditar o seu sucesso e felicidade.

Através da Prática de Coaching trabalhe o seu Projeto de Vida no qual está inserido o seu Projeto Profissional e torne-se na pessoa e profissional que deseja ser.

Não perca o próximo artigo de “Coaching…para quê?”  Leia mais artigos na página de opinião do IMEDIATO.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *