Coaching / Trabalho / Felicidade / outros / Saudades / Férias / Exames / reconhecimento / Beijo / Estudante / Ser / Relação / Mudança / Vida /Ano Novo / Tempo / Coaching / Preguiça / Coaching…para quê? - Poupa / Saber Viver

Viver não é mais que fluir numa “linha de tempo” que sabemos que vai terminar. Estar verdadeiramente consciente da finitude física poderá ser uma mais-valia. Temos assim um ponto de chegada e um ponto de partida, mais ou menos longo. Que fazemos neste intervalo? Como desafio poderá ser interessante traçar a sua linha de tempo até ao dia de hoje e assinalar nela quais os momentos mais marcantes da sua Vida. Aqueles que tiveram um impacte mais intenso e que, de alguma forma condicionaram ou impulsionaram a sua vida num determinado sentido. Aqueles momentos que ocorreram por sua livre e consciente vontade, aqueles que ocorreram na “enxurrada” da vida de forma automática (sem ação consciente ou receio de a ter) e por fim os acontecimentos fruto de situações externas, imprevisíveis, que não estariam no seu controlo. É natural que vá reviver algumas emoções negativas, umas direcionadas a alguém e muitas outras direcionadas a si mesmo! Mas, já passou! Não se esqueça que, tenha o que tiver acontecido, fez o melhor decorrente do Ser que era nessa altura! Hoje, numa situação idêntica, faria totalmente diferente? De uma forma que lhe traria mais sucesso, mais paz, para si e para os outros? Parabéns! Isso chama-se evoluir! Pacifique-se mentalmente com os outros e principalmente consigo! Perdoe e perdoe-se. Afinal, já não é esse ser que tanto critica. Já está noutro patamar. Aceite o seu passado e assuma os seus erros (por ação e omissão). Diz-se que se aprende com os erros. Mas não é verdade! Por isso muitos continuam a repeti-los (os mesmos!), vezes sem conta ao longo da vida. Outros apenas se deixam transformar pelos seus erros, mas não evoluem. Ficam mais rígidos, autoritários, violentos, frios e silenciosamente infelizes! Evolui-se apenas na correção e superação dos erros, com sabedoria, paz e ética! Evolui-se quando intensificamos o nosso entusiamo de Viver, a nossa paz interna e nos direcionamos conscientemente para o Ser que desejamos ser e a saber Viver a vida que se quer sentir e viver. Veja agora, nessa linha do tempo, os momentos em que se saiu vencedor (apesar das inúmeras e renhidas lutas) e sinta esses momentos de vitória. Faça um elogio àqueles que o acompanharam nesse momento e a si próprio. Parabéns! Soube bem?

Já fez a reflexão e aprendizagem com o seu passado. Agora saia do passado. Não viva mais lá, apenas faça umas visitas de vez em quando. Finalmente, para terminar esta tarefa, vai acrescentar para lá do dia de hoje, a sua linha do tempo. Até quando? Provavelmente depende do entusiasmo com que está a viver! Mas seja generoso. Jamais permita ter mais vida que Sonhos! A minha está nos 120 anos, mesmo que tenha morte súbita neste momento. Se ler o artigo não tive! Agora, na linha do futuro também vai assinalar os acontecimentos que gostava que ocorressem na sua Vida. Está a visualizar e a sentir essas ocorrências? Está efetivamente entusiasmado e determinado para as fazer acontecer? Ótimo!

Agora saia do futuro. Afinal, assim como o passado eles não existem! Só estão na sua mente. Se não está nem no futuro, nem no passado e se não anda “perdido” na vida, apenas pode estar no presente. Este momento é o único que tem e está por “colapsar”, aproveite-o ao máximo. A fazer o quê? A trabalhar afincadamente pelos seus Sonhos. Aqueles que escreveu na linha do tempo futuro. Os seus Sonhos não podem ser concretizados por mais ninguém. Se os perder ficam inutilizados para sempre! O seu Projeto de Vida é único, intransferível e irrepetível. E se morrer daqui a um mês? Qual o problema? Morreu consciente da sua finitude, mas também morreu consciente e ativo na construção da sua felicidade…e na dos outros. Haverá forma melhor? Que nesse momento possa pensar “valeu a pena”! E, quem sabe…não venha a ter surpresas positivas “do outro lado”!

Através da Prática de Coaching trabalhe a sua linha do tempo, planificando com entusiamos, compromisso e determinação o seu Projeto de Vida, mesmo consciente da finitude física.

Não perca o próximo artigo de “Coaching…para quê?”  Leia mais artigos na página de opinião do IMEDIATO.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *