A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa promove amanhã e quarta-feira, dias 23 e 24, um encontro de partilha de boas práticas do setor público e empresarial nas áreas da igualdade e conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal. O evento, que terá lugar na Quinta Fernando Horta, em Felgueiras, contará com a presença da Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues.
Este encontro surge na sequência da elaboração, no quadro da CIM do Tâmega e Sousa e sob a égide da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, de 11 Planos Municipais para a Igualdade e a Não Discriminação (PMIND), um por município integrante desta CIM, e de um Plano Intermunicipal para a Igualdade e a Não Discriminação.
Os PMIND são instrumentos de planeamento de políticas públicas para a igualdade ao nível local, que estabelecem estratégias e planos de ação de transformação das assimetrias de género, cabendo ao Plano Intermunicipal estabelecer uma estratégia de intervenção agregadora e complementar aos 11 PMIND, de modo a dar resposta aos domínios de intervenção identificados e para os quais se verifica a necessidade de avançar com um plano de ação de cariz intermunicipal.
Segundo a CIM, “este encontro constituirá, por isso, uma oportunidade de partilha de experiências entre os municípios da região, incluindo os principais stakeholders envolvidos na elaboração dos 11 PMIND, bem como de identificação de boas práticas e casos de sucesso desenvolvidos por outras entidades intermunicipais e municípios do País, mas também no setor privado, que poderão ser um contributo acrescido ao nível das aprendizagens e do potencial de replicabilidade por entidades congéneres e noutros territórios”.
Dirigido a técnicos dos municípios e entidades intermunicipais e outros profissionais que desempenham funções nesta área ou com interesse na mesma, o primeiro dia encontro colocará a tónica na experiência de outras comunidades intermunicipais e municípios, mas também no setor privado, com exemplos de associações empresariais e empresas. O segundo dia será dedicado ao trabalho desenvolvido nesta região ao nível municipal e intermunicipal, culminando com a apresentação de projetos nacionais que são referência em distintas áreas de intervenção, nomeadamente no desporto, na saúde, nas acessibilidades e na integração de imigrantes.