Um casal de Paços de Ferreira, Tatiana Rios e Rafael Batista, embarca hoje, dia 7, numa aventura no deserto de Marrocos e vai participar no UniRaid 2025, um rally solidário que alia aventura a uma missão humanitária.
Tatiana Rios e Rafael Batista, vão enfrentar desafios mecânicos e dunas com o objetivo de entregar bens materiais às comunidades do deserto marroquino através do UniRaid, uma iniciativa que conta com cerca de 200 equipas que vão percorrer 2.400 quilómetros das antigas rotas do Paris-Dakar, a bordo de carros com mais de 15 anos, sem tração às quatro rodas, utilizando apenas roadbook, bússola e mapas, sem auxílio de GPS.
“Trata-se de um projeto desafiante por todas estas caraterísticas, mas também por se tratar de um projeto humanitário, durante o qual distribuiremos bens de primeira necessidade às aldeias mais remotas do percurso”, referiu ao Jornal IMEDIATO Rafael, consultor de IT de 31 anos, um apaixonado por rally e que vai partilhar esta aventura com Tatiana, uma fisioterapeuta de 29 anos, motivada pela parte solidária.
“Procurávamos um misto de sensações, tínhamos vontade de fazer algo em termos de solidariedade e vimos aqui uma oportunidade”, referiu Rafael Batista, explicando que já seguiam as redes sociais do evento e em meados do ano passado resolveram entrar na aventura.
Segundo o consultor, “o desafio começou no verão passado, na escolha e compra do carro para esta aventura, um seat Marbella de 1988”. Desde então, a dupla tem-se dedicado à preparação do projeto, contando com a ajuda de amigos, familiares, particulares e empresas regionais e outras nacionais, “que se mostraram solidários tanto na preparação do carro como na doação de bens como roupa, brinquedos e material escolar”. A organização exige que cada equipa leve pelo menos 40 quilos de material para doar. Contudo, a equipa pacense leva consigo 100 quilos de material solidário, incluindo produtos de higiene, material escolar, brinquedos, roupas e artigos médicos, que são entregues diretamente às populações.
Hoje, dia 7, a dupla parte de Paços de Ferreira, rumo a Algeciras, no sul de Espanha, ao encontro dos restantes participantes, para a realização da travessia via Ferry. O rally começa em Tânger, território marroquino e vai decorrer ao longo de sete dias, divididos em seis etapas, terminando dia 15 de fevereiro na cidade de Marraquexe.
“Temos a certeza de que o deserto marroquino nos vai trazer grandes desafios, mas também novas experiências, paisagens e alegrias, sempre com o objetivo de levar bens materiais e sorrisos”, referiu a dupla, certa de que esta será uma experiência “inesquecível”.
“Aqui o que menos importa é ganhar, queremos é ir e participar. Começamos este desafio há meio ano e agora o desafio é conseguir sobreviver às condições do deserto e ultrapassar os desafios que o carro nos vai colocar e terminar a prova”, concluiu.