A Casa do Povo de Sobreira assinalou o seu 80º aniversário no passado fim-de-semana. Durante três dias de comemorações, foram realizadas demonstrações das modalidades do clube – Andebol, Hóquei em Patins e Patinagem Artística e homenageados antigos dirigentes e atletas.
“Não podemos cimentar o presente, projetar o futuro, sem respeitar e honrar o passado. As instituições, os clubes, as associações são feitas pelas pessoas. Hoje não esquecemos as pessoas que muito contribuíram para aquilo que é a Casa do Povo nos dias de hoje”, referiu Rui Carvalho, membro da Comissão Administrativa da Casa do Povo de Sobreira, citado em comunicado.
As comemorações arrancaram no dia 23 de abril, sábado, com um concerto solidário com a presença dos artistas Salomé Rodrigues, Tiago Sousa e José Moreira acompanhados pelo Coro da Academia Utopia das Artes.
Integrado no concerto, no momento mais solene da noite, a Comissão Administrativa homenageou com a Medalha de Mérito Desportivo os atletas que iniciaram a sua formação desportiva no clube e que “alcançaram patamares de excelência, com presenças nas seleções nacionais, tendo conquistado campeonatos nacionais, europeus e mundiais, atuando ao mais alto nível nacional e internacional e aqueles atletas que personificam o espírito do clube”: António Bessa, Tó Silva, Diogo Pereira, Márcio Fonseca, Vítor Hugo Moreira, Bernardo Mendes, Carlos Ramos, Rafael Bessa e Joel Oliveira.
Foi ainda entregue a Medalha de Mérito do Clube a antigos presidentes, diretores e pessoas que “contribuíram para o crescimento da Casa do Povo de Sobreira”. Recebeu a distinção a título póstumo o Fundador Ernesto Silva, assim como os antigos presidentes Agostinho Reis e Vítor Soares, e a título póstumo Fernandino Dias e António Ferreira, os antigos diretores, a e os antigos diretores, José Manuel Carvalho, Altino Moreira e João Paulo Reis.
O atual presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, e Ribeiro Soares foram também homenageados com a Medalha de Mérito do Clube “pelo trabalho desenvolvido, no passado recente, na viabilização e restruturação do clube”, que atualmente tem 150 atletas.
No seu discurso de agradecimento, o presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, ciente dos problemas do clube no que diz respeito à gestão do pavilhão, deixou a promessa de um investimento faseado no Pavilhão Ernesto Silva, com incidência na requalificação do piso e melhorias a nível de pichelaria, eletricidade e aquecimento de águas. Para além do investimento prometido, deixou o compromisso de envolvimento no clube no futuro multiusos que será construído na freguesia de Sobreira.
No dia 24 de abril, a Casa do Povo de Sobreira organizou a 3ª edição do Torneio de Mini Hóquei com a presença de oito equipas. À noite, o palco foi para a Patinagem Artística com atuação dos atletas da turma de pré-competição. No terceiro e último dia, a Casa do Povo promoveu o seu 2º Torneio de Andebol 25 de abril.