A Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa apresentou junto da comunidade associativa o regulamento alusivo à atribuição de bolsas de estudo ao ensino superior, instituída desde 2022 e que visa prestar homenagem a Maria de Lurdes Cabral da Silva Peixoto Madureira, fundadora, associada e primeira Presidente da Direção da instituição.
A iniciativa tem destinatários associados a frequentar o ensino superior, em estabelecimento de ensino oficial português, com efetividade há pelo menos 12 meses, quotas regularizadas e em pleno gozo dos seus direitos, abrangendo os níveis de estudos de licenciatura, mestrado e doutoramento.
Para a renovação anual, está estabelecida como condição obrigatória o aproveitamento nas disciplinas/unidades curriculares do ano letivo anterior, sendo a sua renovação anual definida até ao limite de 3 anos letivos consecutivos, independentemente do grau/nível de estudos. No requerimento de renovação de bolsa, o(a) candidato(a) deverá apresentar o documento comprovativo de aproveitamento e a certidão oficial de frequência.
Para o presente ano letivo, define-se a atribuição de bolsas de estudo no valor de mil euros para novas candidaturas e de mil euros para renovação.
A candidatura e/ou renovação deverá ser formalizada no Secretariado dos Serviços Sociais do Pessoal até às 12 horas do dia 3 de maio de 2024. Constitui motivo de indeferimento a não apresentação dos documentos comprovativos estabelecidos no presente regulamento.
O Júri será constituído pelos Membros da Direção da Casa do Pessoal, sendo todas as suas deliberações registadas em ata. Podem ainda integrar o Júri personalidades convidadas.
A entrega da bolsa de estudo ocorrerá anualmente e no dia 26 de maio, data de aniversário da Casa do Pessoal.
A atribuição de bolsas de estudo a associados(as) a frequentar o ensino superior tem a designação intemporal do nome de Maria de Lurdes Cabral da Silva Peixoto Madureira, conforme regulamento por cada ano letivo e pedido de autorização da Direção da Casa do Pessoal, obtida expressamente da própria e por consentimento dos seus familiares.
A apresentação desta 3ª edição da Bolsa de Estudo Ensino Superior Maria de Lurdes Cabral da Silva Peixoto Madureira à comunidade associativa constituiu a última ação de Fernando Vieira como presidente da Casa do Pessoal, cessando funções na semana anterior. Os Órgãos Sociais e a comunidade associativa enaltecem todo o seu profissionalismo, empenho, dedicação, entrega e espírito de sacrifício que sempre nortearam e caracterizaram a sua conduta durante os seus mandatos.